Um jeito de ver o Mundo….

Inauguração da sinalização da pista Cláudio Coutinho, na Urca

07 ago 2009

urcaNo próximo sábado, dia 08 de agosto, a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai inaugurar a sinalização ecológica da Pista Cláudio Coutinho, que integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Criado pelo Decreto Municipal 26.578, de 1/6/2006, o Monumento tem como objetivo garantir os espaços verdes e livres para a promoção do lazer em área natural, além de conservar, proteger e recuperar o ecossistema típico de Mata Atlântica. Trata-se da primeira Unidade de Conservação desta categoria criada na Cidade do Rio de Janeiro.

Com objetivo de conservação da área, a Secretaria de Meio Ambiente (SMAC) tem implementado um conjunto de ações, destacando-se a implantação de normas para a prática da pesca e de visitação, além do estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas.

Neste sentido, destacam-se as parcerias da SMAC com a rede de academias Body Tech, na implantação da sinalização ecológica ao longo dos 1.250 metros da pista Claúdio Coutinho, e com a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) que apóia a fiscalização realizando rondas no local.

Na sinalização, constam informações sobre a fauna e flora local, a história da Pista, regras de conduta ambiental e, ainda, sobre a prática saudável de exercícios físicos.

A pista Cláudio Coutinho, fica aberta ao público diariamente das 6h às 18h.

Programação do Evento

Data: 08 de agosto (sábado)
Horário: 9h às 12h
Local: Pista Cláudio Coutinho, na Urca

9h
– Atividades de Educação Ambiental – oficina com PET e Teatro;
– Exposição de pinturas sobre o Monumento Natural.

9h30min
– Caminhada orientada pela pista (1.250m) e trilha.

11h
– Inauguração da sinalização.

11h30min
– Apresentação da Banda do Exército.

Fonte: Notícias do Rio