Um jeito de ver o Mundo….

Rio, Eu te Amo

02 jul 2009

Rio Eu te AmoPela quarta vez apenas neste semestre, o Palácio da Cidade, em Botafogo, abriu espaço para o encanto do cinema, com a pré-estréia na noite desta quarta-feira, dia 1º de julho, do filme New York, I Love You, segundo longa-metragem da série de longas-metragens Cities of Love (Cidades do Amor, em tradução livre). O evento foi comandado pelo prefeito Eduardo Paes, que na ocasião anunciou a escolha do Rio de Janeiro para ser a próxima cidade do projeto – já estão sendo estudadas as possíveis locações do filme, que vai se chamar Rio, Eu te Amo.

A série Cities of Love pretende mostrar como o amor está presente, de maneira muito semelhante, nas mais importantes cidades de todo o mundo. Cada filme é um episódio, em que vários diretores e artistas consagrados entrelaçam pequenas histórias tendo como fio condutor as diversas formas de amar, e ao mesmo tempo mostram as características e qualidades da cidade que abriga essas histórias. O primeiro filme, Paris, Je T’Aime, foi lançado em 2006, e New York, I Love You, que chega aos cinemas em breve, foi filmado entre abril e maio de 2008.

Para rodar Rio, Eu te Amo, serão convocados três cineastas brasileiros e ainda três diretores americanos e outros quatro de diferentes países, multiplicando as visões sobre a Cidade Maravilhosa. As filmagens devem começar em 2010, e a previsão é de que o longa seja lançado em 2011. Para garantir total apoio ao projeto, a Prefeitura do Rio, através da RioFilme (Empresa Distribuidora de Filmes S.A.), será co-produtora da obra e responsável pela sua distribuição em toda a América Latina.

Ao lado de Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilme, e do roteirista e diretor francês Emannuel Benbihy, idealizador do projeto, o prefeito considerou “uma honra enorme” a escolha da cidade para fazer parte da série, e se mostrou entusiasmado com as histórias e as paisagens que podem ser transportadas para a película.

– Essa é uma cidade, de fato, com características muito especiais, e tenho certeza de que os diretores daqui vão se inspirar muito com essa beleza natural e esse fantástico povo que é a gente do Rio de Janeiro. Acima de tudo, essa é uma cidade que inspira ao amor, e que tem uma gente pronta para amar sempre – afirmou Paes.

Sérgio Sá Leitão acrescentou ainda que, assim como o longa-metragem sobre Paris não apenas confirmou a capital francesa como a cidade do amor mas também como a cidade do cinema, Rio, Eu te Amo é a oportunidade de tornar a cidade como um grande polo internacional de produção audiovisual.

– Nossa meta é termos, a partir de 2010, pelo menos uma grande produção internacional gerada na cidade do Rio, como forma de promover o Rio e afirmá-lo como a capital audiovisual da América Latina – contou o presidente da RioFilme.

Mais autonomia – Durante o evento, Sá Leitão também anunciou que a RioFilme definiu com a Prefeitura do Rio os últimos acertos para a assinatura de um contrato de gestão, que prevê um acordo de resultados e, na prática, dará mais autonomia à empresa, além de determinar com mais clareza seus planos de investimento, diretrizes e metas de desempenho. Sobre esse contrato, Eduardo Paes chamou a atenção para a possibilidade da empresa se tornar até autosustentável.

– Na verdade, assinamos um contrato que vai poder dar à RioFilme a capacidade de gerar lucro. Estou ansioso para que a gente acerte nas produções e isso possa tornar a Riofilme uma empresa sustentável, o que vai nos permitir inclusive investir mais em áreas ligadas ao audiovisual – explicou o prefeito.

Texto: Karine Fonte
Fotos: Beth Santos

Fonte: Notícias do Rio

Postado por:
Categorias:
Dicas