Um jeito de ver o Mundo….

Cariocas se preparam para torcer no Grand Slam

02 jul 2009

JudôDois anos após realizar o maior campeonato mundial de judô de todos os tempos, o Rio de Janeiro sedia mais uma competição de elite na modalidade Trata-se do Grand Slam, torneio válido pelo ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), que acontece entre os dias 4 e 5 de julho e distribuirá quase 300 mil reais em prêmios aos medalhistas. Quase mil ingressos já foram vendidos ou trocados por latas de leite em pó.

– No novo cenário de competições da FIJ, esse Grand Slam é tão importante quanto o Mundial, no que diz respeito ao nível técnico e envolvimento dos países e atletas. É como se tivéssemos um outro Mundial no Rio de Janeiro – compara o presidente da Confederação Brasileira de Judô e do Comitê Organizador do Grand Slam, Paulo Wanderley Teixeira. Além do Rio de Janeiro, Paris, Moscou e Tóquio também organizam uma etapa de Grand Slam.

Participarão do torneio cerca de 200 atletas de 24 países, entre medalhistas olímpicos, mundiais e nomes de destaque na elite do judô internacional. Depois de russos e colombianos, que chegaram ao Rio para o evento teste em 14 de junho, foi a vez do forte time do Japão pisar em território brasileiro, além de Israel, Áustria, Hungria e Alemanha. Nesta quarta é a vez de França, Holanda e Uruguai desembarcarem.

A Seleção Brasileira, com seus 56 atletas, é esperada no dia 2. Por ser anfitrião do evento, o Brasil ganhou o direito de inscrever quatro equipes completas no masculino e no feminino.

Os treinamentos já estão acontecendo. As equipes estrangeiras treinaram nesta terça-feira no Maracanãzinho e voltam ao ginásio na quarta às 10h para novo treinamento. O primeiro compromisso do Brasil será às 15h30 de quinta, no tatame montado no hotel Windsor, na Barra da Tijuca.

Os destaques brasileiros são Ketleyn Quadros (bronze em Pequim-2008), João Derly (bicampeão mundial 2005-07), Leandro Guilheiro (bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008), Flávio Canto (bronze em Atenas-2004), Tiago Camilo (campeão mundial em 2007e prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008), Carlos Honorato (prata em Sydney-2000), Luciano Corrêa (campeão mundial em 2007 e bronze em 2005) e João Gabriel Schlittler (bronze mundial em 2007).

Durante o Grand Slam vai acontecer o projeto Lotação Esgotada, que levará oito mil crianças de 32 escolas das redes estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro para assistir de perto as feras brasileiras e internacionais.

Fonte: OGLOBO

Postado por:
Categorias:
Esporte