Um jeito de ver o Mundo….

Feira Nacional de Aviação Civil 2009 acontece em julho no Rio de Janeiro

01 jul 2009

Evento é gratuito e terá várias atrações para aproximar o público do mundo da aviação civil.

ANACOs aficionados por aviões terão uma grande oportunidade de vivenciar de perto o mundo da aviação. Nos dias 24, 25 e 26 de julho, o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, recebe a Feira Nacional de Aviação Civil 2009. O objetivo do evento, que é gratuito e estará aberto ao grande público no sábado e domingo (25 e 26 ), é proporcionar lazer, diversão e informação sobre esse segmento que encanta e desperta curiosidade. Os visitantes conhecerão aeronaves antigas e históricas, além de máquinas modernas que povoam o imaginário dos apaixonados pela aviação. A Feira acontecerá no hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), que funciona no complexo do Aeroporto Santos Dumont. A entrada será pela Praça Marechal Âncora 77, em frente à subida da Perimetral.

Os visitantes poderão vivenciar boa parte da história da aviação com a exibição de aeronaves históricas e até traçar uma linha de tempo evolutiva, quando se depararem com jatos de última geração. No dia 24, data da abertura, o evento receberá cerca de 1.500 crianças da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, além de autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

A curadoria técnica da Feira é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por toda a programação relacionada à aviação civil. A organização do evento é da Sator, empresa brasileira com larga experiência na montagem de feiras aeronáuticas, como a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) e o Broa Fly In. A Sator também foi responsável pela produção do vôo da réplica do Demoiselle em Paris, durante o Salão Le Bourget de 2007.

A Feira conta, ainda, com o apoio especial do III Comar, que cedeu suas instalações incluindo o hangar histórico, que já foi da Panair do Brasil. O Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica também cedeu gentilmente sua sede, ao lado do III Comar, para a cerimônia de abertura do evento.

A primeira edição da Feira Nacional de Aviação Civil aconteceu em Brasília em abril de 2008, no Aeroporto Internacional, com a presença do Ministro da Defesa Nelson Jobim na cerimônia de inauguração. No fim de semana em que a Feira esteve aberta ao público, cerca de 25 mil pessoas passaram por lá. Para edição 2009, a expectativa é de 50 mil visitantes. Mais de 30 aeronaves estarão expostas e empresas como Embraer, OceanAir, TAM, Gol, Azul e Webjet, entre outras, já confirmaram presença.

Formando vocações – Uma das atrações da Feira Nacional de Aviação Civil 2009 será um grande espaço com estandes e profissionais especializados para apresentar as várias profissões ligadas ao setor. Quem estiver interessado, poderá saber o que é preciso para ser piloto, comissário de bordo, controlador de vôo, engenheiro e mecânico de aviação, entre outras. Algumas das principais escolas e cursos profissionalizantes do setor estarão presentes na Feira, que, desta forma, ajudarão a fomentar a vocação profissional em adolescentes e adultos de ambos os sexos para uma carreira na aviação civil.

. [ Feira Nacional de Aviação Civil 2009, dias 25 e 26 de julho de 2009, das 9h às 17h, no Hangar do III Comar, Aeroporto Santos Dumont, Praça Marechal Ancora, 77 (em frente à subida da Perimetral) | Entrada: Gratuita].

Fonte: Blog do Carioca

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana