Um jeito de ver o Mundo….

Teatro Carlos Gomes recebe o 7 em Ponto

25 mai 2009

Grandes atrações musicais a preços populares no fim do expediente do trabalho. Esta é a proposta do projeto 7 em Ponto, que vai levar música de qualidade para o palco do Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, todas as terças-feiras, por ingressos a apenas R$ 10. A estreia do projeto da Secretaria Municipal de Cultura acontece no dia 26 de junho, às 19h em ponto (daí o nome do projeto) e abertura dos portões do Carlos Gomes às 18h30. O show escolhido para a abertura foi o de Martinho da Vila, que apresenta os jovens músicos Gabriel de Aquino e os integrantes do grupo DNA do Samba. O 7 em Ponto vai seguir este modelo em todas as sessões: um nome já consagrado convida jovens talentos ou músicos instrumentais ou experimentais, para que eles se tornem mais conhecidos do público.

O início da entrada do público meia hora antes das “sete em ponto” é uma homenagem ao antigo Projeto Seis e Meia, que inaugurou a tradição de sessões musicais populares em dias de semana no Centro do Rio. O Seis e Meia acontecia no Teatro João Caetano e era um grande sucesso nos anos 70. Recebendo grandes nomes da música brasileira como João Bosco, Clementina de Jesus, Nara leão, Dorival Caymmi, entre outros. A idéia era simples: shows a preços populares na hora em que a multidão se concentrava na Praça Tiradentes, bem na hora do rush, hora de voltar para casa, em que os pontos de ônibus da Praça – um dos locais do Rio com maior rotatividade de pessoas – estavam sempre lotados. Os shows eram uma boa saída para quem quisesse fugir do rush e não tinham opção de lazer. Foi justamente para preencher esta lacuna que Albino Pinheiro, ex-diretor do teatro, criou este projeto, que é um dos mais importantes que o Rio de Janeiro já teve, e por este motivo a Secretaria de Municipal Cultura retoma no Teatro Carlos Gomes.

As atrações do dia 26 de maio:

Martinho da Vila, cantor que surgiu com a música Menina moça no III Festival de Música da Record, em 1967. Mas foi o sucesso da canção Casa de bamba, e das músicas Pequeno burguês, O que é do mar não enjoa, Pra que dinheiro, entre outras, que Martinho estourou. Tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros, além de ser o primeiro sambista a passar da marca de mais de um milhão de cópias de discos vendidos, com o CD Tá delícia, tá gostoso. O compositor também tem sua história confundida com a da Vila Isabel, pois desde 1965 assina vários enredos da escola e foi envolvido com ela que criou o Kizomba a festa da raça, um dos enredos mais memoráveis da história dos desfiles, levando a Vila Isabel ao título de campeã no grupo especial, em 1988. Embora internacionalmente conhecido como sambista, de várias composições gravadas no exterior, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB e compositor eclético, tendo trabalhado com o folclore e criado músicas dos mais variados ritmos brasileiros, tais como ciranda, frevo, côco, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo,toada e sembas africanos.

O show ainda conta com o grupo DNA do Samba, grupo que tem como proposta lidar com os universos africanos que fazem parte da ancestralidade de seus componentes, criados no seio do samba, e que possuem laços invisíveis, baseados em suas raízes, que os unem, religando os ao seu território, à sua memória, às suas tradições e à sua história. O ritmo do DNA é inspirado nas casas de Omoloko, na capoeira, nos ogãns, nas mães e pais de santo, preservando todas as formas de expressão ligados a estes ritmos africanos: partido alto, samba de terreiro ou de quadra, samba enredo e todas as respectivas celebrações. O Grupo é composto por sambistas descendentes de grandes nomes do samba, formado por Nei Lopes (filho de Nei Lopes e Helena Theodoro), André Lara (neto de Dona Ivone Lara), Raoni Ventapane (Neto de Martinho da Vila, filho de Analimar), Ronaldo Mattos (filho de Nelson Sargento), Diogo Pereira (neto de Noca da Portela) e Junior Parentte (neto de Nilo Chagas). O show ainda conta com a presença do violonista Gabriel de Aquino, filho do João de Aquino (também violonista) e sobrinho de Baden Powell, grande promessa da noite.

Serviço:

PROJETO 7 EM PONTO
Martinho da Vila, Gabriel de Aquino e grupo DNA
Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes s/n – Centro
Telefone: 2232-8701
Data: 26/05/09
Horário: 19h (abertura dos portões às 18h30m)
Preço: R$10,00
Lotação: 685 lugares
Classificação: a partir de 12 anos
Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro.

Fonte: SMC

Postado por:
Categorias:
Dicas, Música, Show
  • larissa
    adorei o texto inicial.