Um jeito de ver o Mundo….

Usando o Google Maps

23 mai 2009

Nesta segunda-feira, a subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, divulgou em seu site que a capital do Rio terá o serviço Google Trans, onde será possível através de mais uma ferramenta da Google Inc. encontrar informações sobre trajetos de todos os meios de transporte e seus preços.

Enquanto esse serviço não entra no ar, podemos utilizar o Google Maps para localizar facilmente endereços, estabelecimentos comerciais e também verificar as condições de trânsito através de algumas câmeras da CET-Rio.

Para quem não conhece, o Google Maps é o serviço do Google que nos permite ver o mapa do mundo inteiro sem necessitar baixar e instalar nenhum progama. É tudo online e gratuito. Como ele podemos também calcular distâncias entre endereços e localizar a menor rota entre dois pontos seja de carro ou a pé, já que ele também reconhece o sentido (a mão) das ruas.

Mas por hora, vamos ver como fazer para observar as condições do trânsito. Sugiro que você abra outra aba/janela do seu navegador para ir seguindo os passos abaixo:

1 – Vá até a endereço www.google.com.br/maps ou http://maps.google.com.br

2 – Digite no campo de busca o endereço e depois clique em ‘pesquisar no mapa’. Digite, por exemplo: Av. Rio Branco, Centro, Rio de Janeiro

3 – No mapa, no lado superior direito, existe 3 opções: “Mais”, “Mapa”, “Satélite” e “Terreno”. Passe o mouse em “Mais”

4 – Agora clique em “Webcams”

Pronto, aparecerão miniaturas de fotos que são os ícones das cameras da CET-Rio (no caso do nosso exemplo já que colocamos um endereço da capital carioca).

Clique por exemplo no ícone da câmera que está no cruzamento da Av. Rio Branco com a Presidente Vagas. Abrirá a foto mais recente capturada das imagens da câmera escolhida.

Outra dica também é, no mesmo lugar onde escolhemos ‘webcams’ (dentro da opção “mais”) marcamos “transporte público”. Isso fará com que seja visto no mapa as rotas do metrô da linha 1 e 2.

A opção “satélite” fará com que o mapa mostre a foto real vista de cima, com as ruas, prédios, etc. Segure o botão esquerdo do mouse sobre o mapa e arraste-o para movimentar o mapa livremente. Note na figura que o botão em destaque com a seta vermelha, o “<<” serve para maximizar a área do mapa. Vale à pena também pressionar F11 no seu teclado para que o browser maximize sua área de conteúdo da página, assim o mapa tomará todo o seu monitor.

Para ir aprendendo enquanto usa, explore todas as funções indicadas na foto abaixo .

Por último, para quem já estava curioso como poderia fazer para ver os radares de trânsito, os famosos pardais, no próprio google ainda não é possível. Mas, existe um serviço gratuito, o Maparadar que mostra os radares fixos com suas velocidades permitidas e os radares de semáforos. O endereço é www.maparadar.com veja imagem abaixo:

Obs.: As figuras deste texto foram capturadas do navegador Internet Explorer, porém recomendo que usem o Firefox. Não capturei as imagens do meu pois ficariam muito poluídas pela quantidade de botões e links que possuo justamente por usar e muito o Firefox.

Até a próxima e espero vocês no maniaportecnologia.blogspot.com onde estamos com uma enquete perguntando: O que você acha das pessoas que ouvem música em seus celulares sem fones de ouvidos em locais públicos?

Carlos Magno

Postado por:
Categorias:
Tecnologia, Trânsito, Turismo