Um jeito de ver o Mundo….

Cidade retratada pelos cronistas

07 mai 2009

Grandes cronistas cariocas, como João do Rio (foto) e Lima Barreto, e a forma como retrataram a cidade, são o tema do programa Rio, uma cidade de leitores, atração de hoje na MultiRio. A série estreou na semana passada e integra o projeto de mesmo nome da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é valorizar e incentivar a leitura junto ao público. A produção vai ao ar na BandRio, às 14h, com reapresentações no canal 14 da Net na sexta, às 7h45, e no sábado, às 10h15.

Os cronistas cariocas são o tema do programa Rio, uma cidade de leitores que vai ao ar hoje na programação da MultiRio. A série estreou na semana passada, no Dia Nacional da Educação (28 de abril), e integra o programa de mesmo nome da Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo é valorizar a leitura entre a população carioca.

Ao vivo, a apresentadora Leila Richers recebe a pesquisadora Raquel Valença, da Casa de Rui Barbosa, e o jornalista e roteirista João Carlos Rodrigues. Os convidados debatem, principalmente, como o Rio de Janeiro foi retratado nas obras de Lima Barreto (Coleção Melhores Crônicas), João do Rio (A alma encantadora das ruas), Rubem Braga (As boas coisas da vida) e Sérgio Porto (As cariocas).

Em uma entrevista especial com Moacyr Luz, o programa também fala dos sambistas que fizeram crônicas da cidade. Nascido no Rio de Janeiro, Moacyr é compositor de diversos sucessos nacionais, já gravados por intérpretes como Maria Bethânia, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Nana Caymmi e Elba Ramalho.

Rio, uma cidade de leitores vai ao ar na BandRio nesta quinta-feira (7), às 14h. Reapresentações no canal 14 da Net na sexta (8), às 7h45, e no sábado (9), 10h15.

Fonte: Notícias do Rio

Postado por:
Categorias:
História, Turismo