Um jeito de ver o Mundo….

Suderj inaugura Centro de Memória do Maracanã

05 mai 2009

O novo espaço conta a história do Maior do Mundo e da Seleção Brasileira fica em frente à Calçada da Fama do estádio. O Maracanã está aberto das 9h às 17h e o ingresso custa R$ 20

O Centro de Memória do Maracanã será inaugurado nesta terça-feira (5/5), às 10h, com a presença do governador Sérgio Cabral e da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins. O novo espaço, que conta a história do Maior do Mundo e da Seleção Brasileira, fica localizado em frente à Calçada da Fama e passará a integrar o roteiro de visitação do estádio.

O que não falta é emoção no Centro de Memória. Logo na entrada, duas roletas da época em que o Maracanã recebia cerca de 200 mil torcedores. Móveis e outros objetos, de quando o estádio foi inaugurado, em 1950, também estão no acervo. A construção do Maracanã é contada em fotos inéditas e algumas peças utilizadas durante a obra são apresentadas.

Uma sala é dedicada à Seleção Brasileira. Lá, o visitante poderá ver fotos de todas as equipes campeãs do mundo, com destaque para as seleções de 58, 62 e 70, cujas fotos foram autografadas por Pelé, no último dia 1º de maio. No local, camisas antigas da Seleção estão expostas nas vitrines. Mais alguns passos e uma outra sala exibe uma das bolas utilizadas no jogo em que Pelé marcou seu milésimo gol. Logo ao lado, a placa que homenageia o gol feito pelo Rei do Futebol em 1961 e que deu origem ao termo “gol de placa”. Também podem ser vistas uma chuteira de Garrincha e uma camisa, da Seleção de 1938, autografada por Domingos da Guia.

As torcidas do Rio não foram esquecidas e são apresentadas em grandes painéis. Na mesma sala, uma escultura exibe todas as emoções vividas pelo torcedor durante uma partida, as primeiras cadeiras cativas são apresentadas e um vídeo mostra a emoção de um jogo no Maracanã. Por fim, uma sala apresenta o futuro do estádio, que sediará a final da Copa de 2014.

O Maracanã está aberto para visitação diariamente, das 9 às 17h, e o ingresso custa R$ 20. Em dias de jogos, o horário de visitação termina cinco horas antes do início da partida

Fonte: www.imprensa.rj.gov.br

Foto: MARCOS ARCOVERDE/AE

Postado por:
Categorias:
Esporte, História, Investimento, Turismo