Um jeito de ver o Mundo….

Nosso futebol nasceu em Bangu

09 abr 2009

O tento sempre foi atribuído ao inglês Charles Miler, mas uma leitura mais atenta da súmula da história e que registra a introdução do futebol no Brasil dá a autoria do gol a outro estrangeiro, um escocês chamado Thomas Donohoe. Uma outra correção que esta súmula promove é quanto ao local da chegada do então balão de couro. Não foi em São Paulo, mas sim na Fábrica de Tecidos Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A bola chegou escondida. E não foi para o estado de São Paulo. Ela desembarcou de navio camuflada, em uma caixa de madeira, até seu destino final: a Fábrica de Tecidos Bangu, que na época chamava-se Companhia Industrial e Progresso do Brasil. Isso no ano de 1894. Thomas era um técnico na área têxtil e resolveu trazer, além da bola, uma bomba para enchê-la e alguns pares de chuteiras.

A história é contada pelo escritor Carlos Molinari, autor do livro “Nós é que somos banguenses”, e quem dela duvidar pode obter a confirmação oficial no portal da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Segundo os relatos históricos, antes mesmo de Donohoe trazer a primeira bola, já em 1893 os técnicos ingleses e escoceses falavam com entusiasmo sobre o football, empolgando os operários brasileiros. Destas conversas surgiu a idéia de importar a bola, as chuteiras e criar o local da partida.

Os primeiros jogos, num campo próximo à fábrica, eram sempre aos domingos, o que se tornou um evento imperdível para os moradores dos bairros  próximos.

Da brincadeira surgiu a idéia de fundar um clube. Corria 0 ano de 1897. Os jogadores não tiveram muito apoio da direção da indústria e somente em 1904, com Donohe e Willian French, nascia o Bangu Athletic Clube, hoje Bangu Atlético Clube.

Tudo isso poderá ser visto a partir do dia 14 (até 11 de maio) numa exposição sobre o tema promovida pelo Bangu Shopping. Neste mês, precisamente no dia 17, o Bangu completará 105 anos.
A exposição terá como cenário um carpete verde que simula um campo de futebol, onde uma tela de LCD de 50 polegadas, acoplada a uma bola de futebol de 1,5 metro de diâmetro, exibe depoimentos dos atuais jogadores do Bangu e também de antigos ídolos, como Fidélis, Luiz Alberto, Calazans e Neco, além de vídeo e fotos. Em frente à tela, foi montada uma arquibancada. Estarão disponíveis ainda 160 fotos antigas e documentos sobre a origem do futebol entre os mulatinhos rosados, como ficaram conhecidos os banguenses.

A exposição no Shopping Bangu conta com uma parceria com o  o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, entidade que cuida da preservação do patrimônio cultural de Bangu, e Clécio Regis Cenografia empresa especializada em projetos e produção de cenários.

Exposição: Você sabia? O futebol no Brasil surgiu em Bangu!

Período: de 14 de abril a 11 de maio

Inauguração: 14 de abril às 14h

Horário: De segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 21h

Local: Praça de Eventos

Público: Livre. Entrada franca.

Bangu Shopping – Rua Fonseca, 240, Bangu. 3423-9234

Mais informações sobre o Bangu acesse http://www.bangu.net/

Por Eucimar de Oliveira

Fonte: Youpode

Postado por:
Categorias:
Esporte, História