Um jeito de ver o Mundo….

Decreto regula estacionamentos na Zona Sul do Rio

31 mar 2009

A operação dos estacionamentos nos logradouros públicos no sistema Rio Rotativo Área Azul, que abrange os bairros de Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon e São Conrado, será retomada a partir do dia 5 de maio, informa a prefeitura do Rio.

Decreto publicado nesta terça-feira (31) no Diário Oficial do Município, trata sobre o contrato de prestação de serviços, decorrente de pregão presencial, cujo objeto é a operação e manutenção de vagas de estacionamento situadas em áreas públicas municipais.

Caberá à Guarda Municipal a fiscalização das áreas regulamentadas no Rio Rotativo Área Azul, baseada no Código de Trânsito Brasileiro, garantindo a correta utilização do bilhete de estacionamento por parte dos usuários.

As secretarias municipais de Fazenda e de Transportes deverão retomar os procedimentos licitatórios com vistas a contratação de serviços semelhantes aos da Área Azul no restante da cidade.

Ainda nesta segunda-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade dos seus membros, reconheceu a inconstitucionalidade da Lei Municipal Nº 4.798, de 2 de abril de 2008, que disciplina a sistemática de cobrança por estacionamento de veículo automotor na cidade.

O relator do processo, desembargador Sergio Cavalieri Filho, destacou que a lei da Câmara Municipal viola o art. 74, inciso V, da Constituição Estadual do Rio de Janeiro, que determina que compete ao Estado, concorrentemente com a União, legislar sobre produção e consumo. Tratando a matéria de Direito do Consumidor, não é de competência do município.

A Lei nº 4.798/2008 tornava obrigatória, para todos os estacionamentos públicos ou privados do município, que a cobrança pelo serviço fosse efetuada considerando períodos fracionados de no máximo dez minutos.

Fonte: Agência Rio

Postado por:
Categorias:
Trânsito
  • Eduardo Casares
    Ja passou da hora a saida dessa gang do sindicato dos guardadores autonomos e dos flanelinhas abusados, e uma afronta aos motoristas,esse tipo de…
  • Eduardo
    Com certeza, chará. Organizar a cidade é tudo que o carioca quer. Mas quer na zona oeste, na zona norte, no centro, etc. Como diz um querido professor, “O Brasil não é Ipanema!”. Todas as regiões pagam IPTU, IPVA, ETC. Vamos acompanhar de perto estas mudanças e cobrar.
  • mayara
    Os abusos vão continuar pois segundo a empresa Embrapark, que vai concentrar a renda ao invés de distribuí-la, os guardadores incorretos vão continuar trabalhando livremente. A empresa diz que não tem nada com isso pois eles são “caso de polícia”. Isso tudo é uma palhaçada e o povo vai continuar com problemas além disso a renda vai ficar na mão dos poderosos.
  • Pingback: Fique por dentro Guardadores » Blog Archive » Decreto regula estacionamentos na Zona Sul do Rio | Visão Carioca()

  • Marcelo Rodrigues
    URGENTE!!! Já estão colocando as manguinhas de fora. Os locais antes regulamentados pelo Rio-Rotativo em copacabana que funcionavam de seg a sexta até às 18 horas e sábado até as 13 agora serão tarifados de SEGUNDA A DOMINGO DAS 07:00 ÀS 23:00hs. Temos que nos organizar para acabar com mais este abuso.