Um jeito de ver o Mundo….

Une aprova proposta do MEC pela unificação do vestibular

27 mar 2009
Para muitos uma tortura, para outros uma redenção. O vestibular para universidades públicas causa muita polêmica em todo o país.

Para muitos uma tortura, para outros uma redenção. O vestibular para universidades públicas causa muita polêmica em todo o país.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) aprova a criação do vestibular unificado para universidades federais. O Ministério de Educação (MEC) apresentou na quarta-feira,25, a proposta que substituiria o vestibular atual para apenas uma prova valendo o ingresso para todas as universidades federais do país. Para Lúcia Stumpf, presidente da UNE, é uma excelente ação que facilitaria o acesso aos vestibulandos, mas indaga que os estudantes de todo o Brasil e a comunidade acadêmica precisarão ser ouvidos antes de uma possível implementação. Em entrevista ao jornal “O Globo”, Lúcia destaca a luta do movimento estudantil pelo fim do vestibular.

– Há muito tempo nós defendemos o fim do vestibular e a busca de um novo sistema de ingresso nas instituições federais. O vestibular é um sistema que perpetua a desigualdade. Pela sua característica conteudista, ele acaba valorizando quem teve condições de pagar um cursinho pré-vestibular – diz.

O Visão Carioca quer saber sua opinião:

Você aprova esta proposta do MEC?

Você é a favor ou contra o fim do vestibular?

Deixe seus comentários.

Eduardo Rolim

Fonte: “O Globo”

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Educação
  • Fernanda
    Acho isso muito errado, essa unificaçao tornara o vest muito mais dificil, pois pessoas que possuirem maior escolaridade teram mais chances passar do q pessoas de outras colegios. Tipo: Alunos de sergipe X Alunos de São Paulo, quais os provaveis a passar: Os de SP claro, la eles oferecem uma melhor educaçao; Sendo assim, isso naum deveria ser aceito ja basta o sistema de cotas q esta complicando a vida dos alunos de colegios particulares, pois q eu saiba, se eh universidade publica, entao eh para todos, e naum os alunos de colegios publicos ter uma media mais baixa a atingir do q os alunos de colegio particular. O MEC esta agindo muito sem a opniao da populaçao, devei perceber q a educaçao do brasil naum eh igual em todos os estados para ele esta passando uma prova igual para todos!!!!
  • http://www.casadaluzazul.com André
    Sou a favor de uma mudança na educação.
    Assim como as cotas, essa atitude talvez seja mais outro meio de mascarar a péssima qualidade de ensino público brasileiro. Não existe comparação no nível de ensino do Nordeste e do Sudeste…Como vai haver unificação?

    Deve haver primordialmente, uma equidade na qualidade da educação no Brasil todo, e depois sim se caminhar para um processo de unificação de provas.

  • João Ricardo Lemos Dias
    Oi , meu nome é João Ricardo e eu gostaria dar minha opinião sobre o assunto .
    Desde o ensino fundamental, todos vem se preparando pro vestibular. No ensino medio isso se entensifica mais ainda.
    Eu estou no terceiro e se essa unificação acontecer eu não sei o que fazer, eu sempre venho fazendo provas anteriore de outros vestibulares. agora eu não tenho base pra saber como a prova vai ser. eu quero medicina um dos mais cncorridos e ai como vai ser ? supondo que 200questoes a nota de corte seje 180, e se mais pessoas tiram isso e não ter vaga pra todos .

    aguardo a respostas anciosamente .

  • vicente serpa barroso
    ENQUANTO O ESTADOS DA FEDERAÇÃO NÃO OBEDECER OSISTEMA DE ENCINO PARTICULARES NADA VAI DA SERTO.PORQUE?OSfocionarios que faz a educação não são remunerado em relação de encino particolares :E ocapitalista o poder economico é o responsavel por tudo isto en noso país, o proletariado não vai poder concore com o outro sistema encino particular. Mas para mudar isto tem que mudar este sistema politica que está ai…
  • Danillo Souza
    Se a educação do Nordeste equivalesse a mesma do sudeste,aí sim… essa unificação poderia acontesser, mas todos nós sabémos que não é a verdade.O ministro da Educação deveria pensar nisso antes de propor essa idéia! Apenas os cursinhos vão sair ganhando nisso.Agora você não tem que ser bom, tem que ser o melhor.
  • Rodrigo
    Sou totalmente contra essa unificação , pois as desigualdades no ensino são muito grandes até mesmo em escolas particulares , como exemplo podemos citar alunos de região sul e sudeste com os do norte e nordeste assim estudantes de escolas particulares do sul vão não só lotar as universidades sulistas como também tomar as vagas dos menos preparados como os do maranhão entre outros estados do norte e nordeste essa unificação pode até existiir mas que seja restrita em cada região.
  • junior
    Sou totalmente a favor, pois eu fui aluno de escolas púlblicas (inclusive escolas rurais e no nordeste) durante toda a minha vida escolar e no entanto não tenho medo de concorrer com nenhum aluno, seja ele, do sul, sudeste,centro-oeste, norte ou nordeste. Passei em primeiro lugar no vestibular de Eng. Química. Sei que isso vai fazer com que as pessoas que não tiveram um ensino bom precise estudar menos, e que as pessoas que tiveram um ensino inferior tenha que estudar sozinho mais um pouco, mas isso não impede ninguém de ingressar em uma Universidade Federal, pois os livros estão aí e são os mesmos para todos.
  • Tiago
    Fernanda, concordo com vc em relação á diferença diferença da educação dos estados brasileiros e tb SOU CONTRA A UNIFICAÇÃO , mas me desculpe , vc ta pesando duas x e obtendu medidas diferentes ,vc está pondo uma mãozinha na pesagem a seu favor :
    eu sou a favor do sistema de cotas, porventura a a escolaridade da particular geralmente não é melhor que a educação da escola pública, acredito que é melhor tão quanto , como a relação que você usou, que SP/ Sergipe
    as cotas são ,justamente, para evitar essa “nivelamento desigual”,
    abraço
  • Tiago
    a faculdade é pública , mas é utopia dizer que é para todos, ou dependendo do raciocionio de cada um, é realmente para todos , se não fosse as cotas algum alunos da escola publica não passariam ,
    e por analogia , com a unificação , alguns alunos da escola particular não passariam
    Para mim o sistema sem cotas é semelhante a unificação
    Por isso , sou contra a unificação e a favor das cotas entre publicas, particulares e alunos do interior.
  • gabriela
    Acho que antes de tomar tal decisão o MEC deveria ter feito um “SENSO” com os estudantes principalmente os que terminaram o ensino medio e estão se preparando para o vestibular.
    Não havera vaga para todos.
  • rosa de fatima
    gostaria de fazer faculdade de emfermagem mais sou baixa renda como poderia conseguir pois e tão dificil para pobre fiz a prova do enem 2008 e 2009 e agora que faço da minha vida a cada dia fica mais dificil continuar estudando