Um jeito de ver o Mundo….

Sua escola merece um Grêmio

25 mar 2009

Participe da campanha do Visão Carioca por uma escola mais democrática

A história deste país não seria a mesma sem o movimento estudantil. Se hoje gozamos de liberdade de expressão, de poder dizer e exigir ser ouvido, deve-se, e muito, a organização da juventude brasileira, por longas décadas, em seus grêmios e diretórios acadêmicos. Contra a ditadura do Estado novo, apoiando a fundação da Petrobrás, foco de resistência ao Regime Militar, apoiando irrestritamente as eleições diretas, a favor do impeachment de Collor, contra o neoliberalismo e as privatizações do governo FHC, a favor do passe livre, de um governo popular ou de reformas nas universidades. Muitas foram as bandeiras levantadas e conquistas através do movimento estudantil. Por isso mesmo o Visão Carioca dedica este espaço ao estudante. Exponha seus sentimentos, opine, tire dúvidas e denuncie. Você pode começar mudando sua escola. Se sua escola tem programações e eventos bacanas, divulgue aqui. Se sua diretora ignora a opinião da galera, denuncie. Se ainda não entregaram o seu Rio Card Escolar, esbraveje. Se sua escola ainda não tem um Grêmio Estudantil, tire dúvidas de como organizá-lo. Responderemos e encaminharemos todas as opiniões às representações de estudantes situadas no Estado do Rio de Janeiro. O exercício da democracia começa dentro da escola.

Saiba como fundar um grêmio estudantil

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.
Para formar o Grêmio são necessários 5 grandes passos, todos muito importantes. Veja com atenção cada um dos passos:

1º PASSO
O grupo interessado em formar o Grêmio, divulga a proposta na escola e convida os alunos interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo elabora uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral.

2º PASSO
A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da ASSEMBLÉIA GERAL. Nesta reunião, decidem-se o nome do Grêmio, o período de campanhas das chapas, a data das eleições e aprova-se o Estatuto do Grêmio. Nessa reunião também se definem os membros da COMISSÃO ELEITORAL.

*Importante: A Assembléia Geral precisa ser registrada em ata.

3º PASSO
Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas idéias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

4º PASSO
A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados.

5º PASSO
A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

* A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral a partir do 3º passo.

DOWNLOADS:

» Conheça a organização estrutural do movimento estudantil
» Baixe a lei do Grêmio Livre
» Baixe modelo de estatuto de fundação do grêmio
» Baixe modelo de estatuto de fundação da UMES
» Baixe modelo de atas de fundação de grêmio e UMES

Fonte: www.une.org.br

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas, Educação, Investimento