Santa Semana em Paraty
Faltam três semanas para o feriadão da Semana Santa… e aí, já escolheu o lugar para viajar? O bom é que os cariocas não precisam ir muito longe para descansar, aproveitar lindas praias, ouvir boas histórias, ver obras de arte de outros séculos, curtir aventuras nas matas e cachoeiras e claro, fazer suas preces, já que o período é bem propicio. O Visão Carioca indica Paraty, no litoral fluminense.
Paraty é uma cidade charmosa, repleta de histórias, desde a sua fundação em 1531, com a chegada dos portugueses, até as atuais e conhecidas feiras literárias. O centro histórico guarda toda a riqueza do lugar, com calçadas de pedras irregulares e casarios coloridos da época colonial. Vale à pena caminhar lentamente para conhecer as lojinhas, especialmente a cachaçaria, a loja de chocolates, a livraria e os bares e cafés.
Com a descoberta do ouro na região das Minas Gerais, no fim do século XVII, foi criada a Estrada Real, que ligava Ouro Preto (antiga Vila Rica), em Minas, até Paraty. Passava por Cunha, São João Del Rey e Tiradentes. A estrada era chamada de Caminho Velho, porque posteriormente encontraram um caminho melhor, já que esse tinha 1.200 quilômetros. O ouro era transportado de Paraty ao Rio pelo mar, de onde seguia para Portugal. No início do século XVIII foi criado o Caminho Novo, com uma rota que ligava diretamente o Estado de Minas Gerais ao Rio de Janeiro, sem a necessidade de passar por Paraty. Daí, como a cidade não vivia mais do ouro, tornou-se uma grande produtora de cana de açúcar e consequentemente de cachaça. Inclusive, é conhecida mundialmente pela excelente bebida que produz.
Segundo dados do Ministério do Turismo, a cidade de Paraty é uma das mais visitadas do Estado do Rio de Janeiro, estando entre a capital, Niterói, Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e Arraial do Cabo. Por ser uma cidade turística, há um calendário anual repleto de eventos, entre eles os religiosos, como a Festa do Divino, em maio, Procissão Marítima de São Pedro e São Paulo, em junho, Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em setembro, entre outras. A Semana Santa, de 05 a 12 de abril neste ano, é um período de grande movimentação, e é comemorada com a mesma tradição dos séculos XVII e XVIII.
A população paratiense e os turistas participam das celebrações como a via sacra pelos altares embutidos nas paredes das casas e igreja, que são abertos uma vez por ano, na Sexta-Feira Santa. Uma tradição que veio de Portugal. A Procissão do Fogaréu é uma das cerimônias mais esperada. À meia noite da Quinta-Feira Santa, 09 de abril, é iniciado o Fogaréu, simbolizando a prisão de Cristo. O povo sai pelas ruas levando tochas, ao som de matracas. É um ritual de fé que comove e renova as pessoas. Os menos religiosos, mas amantes das artes podem admirar as imagens sacras do século XVIII, como o Senhor dos Passos, o Cristo Crucificado, a imagem de Nossa Senhora das Dores, os dois últimos de origem espanhola.
Ah! É pecado não conhecer as belas praias de Paraty e Trindade, como: Praia do Sono, do Baré, Praia de Trindade (ou do Cachadaço), do Rancho, do Meio, Prainha, entre outras. Sugerimos passeios de barco pela região e trilhas pela Mata Atlântica, que levam às cachoeiras e alambiques. Os pacotes de Semana Santa tem mínimo de 03 noites. Quem puder ficar mais tempo, melhor. A cidade conta com caixas eletrônicos dos principais Bancos.
Estive em Paraty no fim do ano passado e me apaixonei pela cidade. Fui para visitar as pousadas e o centro histórico, mas quero voltar em breve, com mais calma. À noite, a descontração dos bares com música ao vivo contrasta com o ar colonial do local. Cheguei a viajar no tempo, pensando na época da comercialização do ouro, onde os escravos eram obrigados a transportá-lo por aquelas ruas. O incrível é que a aparência é a mesma de séculos atrás, já que desde a década de 50 é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e mantiveram as ruas e casarões do centro histórico. Na Semana Santa ou em qualquer época do ano, Paraty é imperdível.
Algumas dentre as muitas opções em Paraty:
Onde ficar: Pousada do Príncipe, Pousada Porto Imperial ou Pousada do Corsário.
Onde comer: Restaurante Dona Ondina (preço justo e ótima culinária, especialista em frutos do mar), Restaurante Sabor da Terra (considerado o melhor self service da cidade) e Margarida Café (ambiente aconchegante, com gastronomia internacional).
Passeios e traslados: com Paraty Tours. Eles oferecem diferentes pacotes, para todos os estilos: aventura, descanso, romantismo, ecológico… (www.paratytours.com.br).
Saiba mais sobre esta encantadora cidade em: www.paraty.com.br.
Programação Religiosa e Cultural – Semana Santa 2009
05-04 (Domingo de Ramos) 06-04 (Segunda-feira) 07-04 (Terça-feira) 08-04 (Quarta-feira) 09-04 (Quinta-feira) 10-04 (Sexta-feira) 11-04 (Sábado) 12-04 (Domingo de Páscoa) *Fonte: site www.paraty.com.br |
Thaise Gomes
Thaise Gomes é formada em jornalismo. Trabalha há cinco anos em marketing, na área de turismo. Nascida no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sempre viveu nesta cidade. Sua experiência com turismo permitiu que conhecesse várias regiões do país, mas sempre levando o espírito Carioca. Sugira pautas para o Visão Carioca, pelo e-mail: thaisemaria@gmail.com .
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Famtour, Fim de semana, Turismo