Visão Carioca do Carnaval
Agora que a folia chegou ao fim, a cidade vai voltando a sua rotina. Para trás, mais de 600 blocos, uma linda festa na Sapucaí, muita praia, sol e um Maracanã em família como há muito tempo não se via. Destaques para as fantasias luxuosas como das Escolas de Samba Salgueiro, Portela e Vila Isabel ou simples como as dos foliões do “Cordão do Prata Preta” (Saúde); a irreverência trazida nas frases do “Simpatia é Quase Amor” (Ipanema) – quem lembra daquela do Cesar Maia!?! ; o belíssimo repertório do “Mulheres de Chico” (Leblon); o tradicionalismo nos trompetes do “Cordão do Bola Preta” – quem estava lá e viu ou ouviu??? – e a quase perfeição da batida do “Monobloco”, os dois na estreita Avenida Rio Branco. Uma bela demonstração da espontaneidade, criatividade e alegria do povo carioca.
Porém, em outros aspectos, como segurança, fiscalização e educação, deixamos a desejar. O que faz uma pessoa ao lado do banheiro, urinar na rua? O que faz, também, a Prefeitura colocar na zona sul a maioria dos banheiros químicos, garis e guardas municipais (como na Praça Antero de Quental no Leblon)?
De fato, o grande sucesso do nosso carnaval deve-se ao povo carioca. Os incidentes, também. Entretanto podemos melhorar, como melhoramos do ano passado para cá. Em sumo, estão de parabéns os turistas e os foliões desta cidade abençoada por Deus que em sua maioria, levaram na letra todos os contratempos e disseram no pé quem é que realmente dança.
O ano está praticamente começando, que venha 2010, nossas Olimpíadas, Copa do Mundo e muitos outros carnavais. Porque como sempre esperamos, nunca será igual ao que passou.
Quem concordar com tudo que foi escrito, post sua mensagem aí embaixo. Quem não concordar, post também. Afinal estamos aqui para trocar idéias.
Eduardo Rolim
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Cidadania, Educação, Esporte, Evento, Investimento, Mensagem, Samba, Trânsito, Turismo