Um jeito de ver o Mundo….

Clube apresenta novo Engenhão com projeto ‘Um estádio em plena forma’

10 fev 2009

Diretoria do Botafogo, em parceria com a prefeitura, abre suas portas aos esportes olímpicos e já trabalha para ‘substituir’ o Maracanã em dois anos

A nova diretoria do Botafogo oficializou nesta segunda-feira, em solenidade no Engenhão, seus planos para receber o esporte amador no estádio. Batizado de “Um estádio em plena forma”, o projeto é a sequência do trabalho que já vinha sendo tocado pelo gerente de esportes olímpicos do Alvinegro, Miguel Angelo da Luz, que num primeiro momento já começara a fechar acordos para que a pista de atletismo do local fosse utilizada, o que não acontece desde o fim dos Jogos Pan-Americanos, em 2007.

– Nosso objetivo é dar oportunidade para outros esportes se desenvolverem, aqueles que tenham condições de serem praticados no Engenhão. E o primeiro é o atletismo. Já fechamos com a Confederação (Brasileira de Atletismo) a realização do Troféu Brasil e do Meeting Internacional, e as escolinhas estão praticamente certas. Ela (a CBAt) vai trazer dois treinadores e todo o material disponível – garantiu Miguel Angelo.

No entanto, mais do que as modalidades olímpicas, o Glorioso já pensa na frente também no futebol, uma vez que o Engenhão, considerado um dos estádios mais modernos da América Latina, será referência no futebol carioca quando o Maracanã for fechado para as obras visando à Copa do Mundo de 2014. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deixou claro a importância de poder contar com o local.

– Em 2010 e 2011 vocês terão uma oportunidade de ouro. O projeto que eu comecei em 2007, com a parceria entre as iniciativas pública e privada, vai acontecer, já que o governador Sérgio Cabral o está colocando em prática em fevereiro – lembrou Paes, referindo-se ao período em que era secretário de esportes. – Como o Maracanã ficará fechado por pelo menos dois ou três anos, abre-se uma janela fantástica para o Botafogo e o Engenhão.

Ciente da responsabilidade, o presidente do Glorioso, Mauricio Assumpção, revelou as primeiras providências a serem tomadas para que o estádio seja realmente acessível aos moradores da cidade e do estado.

– Precisamos melhorar o acesso. Se você imaginar que em 2010 e 2011 nós teremos aqui clássicos contra Vasco, Fluminense e Flamengo, se não resolvermos o problema de acesso no entorno do estádio, então teremos problemas de logística. Por isso essa parceria com a prefeitura é fundamental – disse ele, levando em consideração que o Engenhão também poderá ser palco para jogos que não tenham o Botafogo como participante.

Com a experiência de quem já passou pelos principais estádios do país, o técnico Ney Franco ressalta que o clube já tem um bom alicerce: o Engenhão tem uma infraestrutura elogiada por todos os que já utilizaram suas dependências. Por isso mesmo deve se tornar um centro

– Ele não pode ser exclusividade do futebol. Sabemos que o estádio possui uma das melhores estruturas para a prática do futebol no Brasil, mas o Botafogo dá hoje mais uma opção para o esporte como um todo.

E dentro desse processo de opções para o local, um dos ídolos do clube, o tricampeão do mundo Jairzinho fez questão de reforçar o que considera um dever do Alvinegro.

– Sim, é preciso aproveitar os espaços físicos para outras atividades. Mas além do atletismo, é necessário dar continuidade à criação do homem-atleta, criando escolinhas no Engenhão.

Fonte: G1

Postado por:
Categorias:
Esporte, Investimento