Um jeito de ver o Mundo….

Primeira Rodada do Campeonato Carioca 2009

26 jan 2009

Na primeira rodada do campeonato mais charmoso do Brasil algumas surpresas e trapalhadas. Falhas na arbitragem levaram o Flamengo à vitória no Maracanã. Desempenho pífio de um elenco cruzmaltino desconhecido. Um Botafogo encontrando dificuldades e ganhando no último suspiro em Bacaxá, somado a lances polêmicos. E um Fluminense com uma defesa falhando a toda hora e um Flávio, bom goleiro, operando milagres ao time vigoroso e rápido do Cabofriense. Só para lembrar: os times subsidiados por prefeituras e empresários estão aí para aprontar.

Cabofriense 3 x 1 Fluminense: No fim do ano, o Fluminense virou isca do arpão são paulino. Além de perder “TS3: o monstro” para o Milan, fato já esperado para o fim do ano. O time de Muricy Ramalho açambarcou Júnior César, Arouca e um dos artilheiros do campeonato brasileiro, Washington. O centro de treinamento de Xerém forma uma boa base. Tartá é um exemplo disso. Além de trazer Leandro do Palmeiras, Leandro Amaral e Conca são as apostas. Thiago Neves, aquele do creu é pura especulação. Já os dois volantes Diguinho e Jaílton são uma incógnita. Mas, falando de bola girando, no acanhado estádio Alair Correa o tricolor das Laranjeiras não conseguiu superar o vigor físico do time da região dos Lagos que aproveitou as oportunidades de gol, inclusive com golaço do rodado Da Silva.  A partida ainda teve um destaque: o goleiro Flávio da Cabofriense, ao operar dois milagres desferidos por Conca e Ed Carlos.

Flamengo 1 x 0 Friburguense. Quem escolheu ir ao Maracanã em vez de ir a praia ou outros lazeres viu um jogo morno e sem tempero. Os 35 mil pagantes de Flamengo x Friburguense viram um gol, a favor do time visitante, ser pateticamente mal anulado pelo auxiliar e uma atuação nada convincente para um time que aspira a conquista de todos os títulos disputados no ano, segundo o treinador Cuca que, diga-se de passagem, tem no currículo duas Taça Rio. Um a zero chocho mas não merecido. Adriano, ex-flamengo, foi o destaque do Friburguense e merece o elogio. O quarentão fechou o gol do Frizão, apesar do tento de Juan. Com o mesmo elenco de 2008, Willians é a única aposta de Cuca, vulgarmente apelidado de Paul Tergat, em alusão ao maratonista queniano.

Boavista 1 x 2 Botafogo: Bacaxá presenciou o primeiro gol do estadual, que veio numa cobrança de falta do camisa 10 do Botafogo, Maicossuel. Sem o atacante Reinaldo, vetado depois de sofrer uma lesão muscular contra o Olaria (jogo treino quarta-feira , 21/01) num gramado encharcado do Engenhão, Maicossuel foi o nome do jogo. Deixando de lado as recorrentes polêmicas que envolvem jogos do glorioso, Ney Franco apostou suas fichas em Victor Simões e Diego, vistos pela imprensa esportiva como, ainda, jovens promissores. Concluindo, o Botafogo é uma incógnita.

Vasco 0 x 2 Americano: O que esperar de Pimpão, Carlos Alberto e Léo Lima? O placar  de 2 a 0 para o Americano na estréia do Vasco, após ressaca do rebaixamento em São Januário, parecia a reedição dos sucessivos erros empreendidos por aquele elenco que levou o Vasco da Gama à série B. Parecia claramente, mesmo com um elenco novo e sem muito entrosamento, que a bagaceira não terminou pelos bandos da colina.  Sem um atacante que bote a bola pra dentro na acepção da palavra, o time de Dorival Júnior não encontrará moleza pela frente. Pelo jeito, a nau vascaína, cujo comandante tem um bom currículo, está com uma única missão: levá-lo à elite do futebol brasileiro. No total, foram 20 reforços e um fardo de seis anos sem ganhar nada.

Na próxima semana tem mais gente boa.

Contribuam para esta coluna com comentários, críticas e sugestões de pauta através do Visão Carioca ou pelo e-mail gama562@hotmail.com.

Igor Chaves

Igor Chaves Nogueira da Gama assina esta coluna todas as segundas. Jornalista há um ano. Trabalha de free lancer ao Jornal A Nova Democracia, colaborador do site puroesporte.com. Está cursando pós-graduação em jornalismo esportivo na FACHA (Faculdades Integras Hélio Alonso). Carioca e tijucano, gosta de futebol, ir à praia, jogar uma pelada e beber com os amigos.

Postado por:
Categorias:
Dicas, Esporte, Evento, Fim de semana