Um jeito de ver o Mundo….

Um passeio pelo Centro do Rio, guardião da cultura carioca

06 fev 2009

O clima do Centro da cidade do Rio de Janeiro é uma mistura do antigo com o novo. Como pode um bairro tradicional, que guarda a riqueza de mais de quatro séculos, ter características pós modernas? Porque este lugar encantador é o Centro Histórico e Comercial do Rio. E é lá que encontramos também várias opções para se divertir e aprender mais sobre a história da nossa cidade e até do nosso país.

Você que está chegando agora no Rio ou quem já mora aqui, para dinamizarmos o seu olhar, destacamos um passeio imperdível, o Mercado Cultural, que acontece todo segundo sábado de cada mês, na Rua do Mercado, praça XV, ao ar livre. O próximo será no dia 14 de fevereiro. O evento é promovido pelos comerciantes do Pólo Praça XV. Há atividades para todos os públicos, adultos ou crianças, como: oficinas de arte, roda de samba, teatro, exposições, venda de artesanatos, cinema e gastronomia.

O objetivo é resgatar a visitação ao Centro Histórico. Além de curtir o sábado com as atrações disponíveis, as pessoas aproveitam para visitar museus, igrejas, ateliês e restaurantes. É programa para o dia inteiro, das 11 às 18h. Desde o primeiro evento, em abril do ano passado, o Mercado Cultural atrai muitas pessoas, especialmente porque a entrada é gratuita. A feira é destinada a todos os cariocas e turistas. (A programação do dia 14 está no box no fim da matéria).

Uma excelente pedida para o próximo fim de semana é a exposição Brasil Brasileiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Que reúne um acervo de quase 200 pinturas de vários artistas, de diferentes épocas. As obras são organizadas por temas como carnaval, mudanças sociais, crenças, futebol, musicalidade, povo, sonhos…. em algumas instalações há músicas populares.

A mostra retrata a diversidade do Brasil, uma mescla de sons, cores, climas, paisagens e culturas. O nome Brasil Brasileiro foi inspirado na famosa música de Ary Barroso, “Aquarela do Brasil”. Alguns dos artistas que compõem a exposição: Tarsila do Amaral, Alberto da Veiga Guinard, Cândido Portinari, Emiliano di Cavalcanti, Anita Malfatti, Heitor dos Prazeres, Cícero Dias, Waldomiro de Deus, entre outros. As obras permanecem expostas até o dia 5 de abril. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Mais informações: (21) 3808-2020.

Para completar o roteiro, sugerimos um lugar bem especial no Centro da nossa cidade, que alguns cariocas ainda não conhecem e pode ser que seja novo para você. É o Anexo Rio Carioca, na Rua do Ouvidor. Um ambiente agradável que é um bar e teatro. Atualmente está em cartaz a peça Sindicato da Comédia. Um gostoso show de humor e improvisação. Todas as quartas-feiras, às 19h. Anexo Rio. Rua Ouvidor, 77. Preços e reservas pelo telefone: (21) 2221-8898.

Dica: você sabia que existe o Centro de Memória do Carnaval? É um espaço destinado à pesquisa, com marcação prévia. O acervo informatizado reúne mais de 20 mil itens sobre o Carnaval no Brasil e no mundo. Há impressos (livros, revistas, jornais e boletins), fotos, gravuras, áudio e vídeo, discos de vinil, CDs e DVDs. Vale à pena conhecer as coleções dos pesquisadores Amauri Jório e Hiram Araújo, sobre a história das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Local: Av. Rio Branco n° 4, 2º andar, próximo à Praça Mauá. Visitas devem ser agendadas pelo telefone (21) 2253-7676 ou pelo e-mail cultural@liesa.com.br. (Fonte: Riotur)

Depois dessas experiências com certeza você terá bons motivos para voltar ou falar sobre a cidade com alguém. Conte para nós o que achou mais interessante. Com a sua participação podemos elaborar sempre novos roteiros.

Agenda do próximo evento Mercado Cultural – 14/02:

11h às 18h – Exposição e Venda de Artesanato em toda a Rua do Mercado

13h às 16h – Aline Leona e Naná tocam e cantam MPB e Chorinho – No Beco da Cultura

14h às 16h – Vivência com Brinquedos populares – confecção de rói rói com a Cia. Carroça de Mamulengos de Juazeiro do Norte – Na Esquina da Fama

15h – Apresentação de Malabares – No Beco da Cultura

15h30 – Tenda Oficina de Desenho para crianças – No Beco da Cultura

16h às 17h – Bateria da GRES União do Parque Curicica – Na Quadra do Artesanato

17h às 18h – Grupo de Estudos do Baque Virado – Em cortejo pela Rua do Mercado

18h – Bloco de Carnaval do Boi Tolo – Na Esquina da Fama

E mais: das 11h30 às 19h – Exposição de Lívia Flores e Sandra Cinto – Galeria Progetti – Na Travessa dos Mercadores – entrada franca

Fonte: http://mercadocultural2008.blogspot.com

Thaise Gomes

Thaise Gomes é formada em jornalismo. Trabalha há cinco anos em marketing, na área de turismo. Nascida no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sempre viveu nesta cidade. Sua experiência com turismo permitiu que conhecesse várias regiões do país, mas sempre levando o espírito Carioca. Sugira pautas para o Visão Carioca, pelo e-mail: thaisemaria@gmail.com .

  • http://www.roteirosdorio.com Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé (grátis)
    Roteiro Noturno no Centro do Rio a Pé (grátis)
    Dia 18 de agosto de 2011 – quinta-feira – às 20 horas no adro da Catedral Presbiteriana (Praça Tiradentes com rua da Carioca)
    Roteiro: Iluminados prédios da Catedral Evangélica do Rio de Janeiro e Real Gabinete Português de Leitura – Centro Cultural Carioca – Igreja Nossa Senhora da Lampadosa – Av. Passos – Território da “Daspu” – Praça Tiradentes dos teatros seculares e dos modernos hotéis – Rua da Constituição – Lavradio dos antiquários e casas de shows de iluminação mutante – Quarteirão Cultural e do Rio Scenarium – Esplanada de Santo Antônio – Largo Braguinha – Mem de Sá dos sobrados exuberantes, samba de raiz, marchinhas, mambo, funk, rock, travestis e mitológica malandragem – Seculares e simbólicos Arcos da Lapa – Rua Joaquim Silva – Escadaria Selaron – Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa – Sala Cecília Meireles http://www.roteiros.igeog.uerj.br
    Roteiros Geográficos do Rio
    Coordenação: Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello
    Bolsistas: Ruan Rocha, Ricardo Brenelli e Alex R. Oliveira
    Mestrandos Colaboradores: Profs. Ivo Venerotti; Melissa Anjos e
    Olga Maíra Figueiredo
    Projeto de Extensão do
    NeghaRIO – Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro
    UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Apoio institucional: Secretaria Municipal de Cultura
    Roteiros a pé e grátis com tempo chuvoso, roteiros cancelados
    Projeto Roteiros Geográficos do Rio
    empenhado em reverenciar a nossa
    OLÍMPICA E MARAVILHOSA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO JORGE GUERREIRO
    Cel. (21) 8871 7238 roteirosgeorio@uol.com.br
    Twitter: @roteirosgeorio http://www.roteiros.igeog.uerj.br
    Facebook: http://www.facebook.com/roteirosgeorio