Um jeito de ver o Mundo….

Rio de Janeiro dá pontapé inicial para sediar a Copa de 2014

03 fev 2009

O Rio de Janeiro deu, no dia primeiro de fevereiro (domingo), o pontapé inicial para ser uma das 12 cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Após acompanhar os representantes da Fifa em vistoria ao Maracanã, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, ao lado do presidente da CBF e do comitê organizador da Copa de 2014, Ricardo Teixeira, e do presidente de honra da Fifa, João Havelange, assinaram, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, decreto que inclui no Plano Estadual de Parcerias Público-Privadas o Projeto de Revitalização e Gestão da Operação e Manutenção do Complexo do Maracanã.

Além disso, o governador e o prefeito do Rio entregaram a Ricardo Teixeira documentos de garantia firmados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do SindRio (Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado do Rio de Janeiro) garantindo o atendimento das exigências da Fifa quanto às acomodações na cidade do Rio de Janeiro durante a Copa de 2014.

– O Rio de Janeiro vive o melhor momento de sua história. Temos uma lista de investimentos em infra-estrutura já em andamento na cidade e no grande Rio, a exemplo do Arco Metropolitano, o PAC nas comunidades carentes, a compra de novos trens suburbanos e os investimentos no metrô na linha 1A, que inclusive beneficiará o Maracanã. São iniciativas, que chegam a R$ 10 bilhões, fruto da parceria dos governos federal, estadual e municipal – disse o governador, ressaltando sentir-se honrado de estar ao lado de dois grandes brasileiros, Ricardo Teixeira e João Havelange, responsáveis, à frente da CBF, pelos cinco campeonatos que o Brasil conquistou ao longo da sua história.

De acordo com Cabral, além dos investimentos citados, o presidente Lula garantiu aos governadores e a Ricardo Teixeira, a criação do chamado PAC da Mobilidade Urbana, cujo foco serão as 12 cidades eleitas pela Fifa para sediar a Copa.

– Para além dessa lista de investimentos públicos e privados, que já se tornou lugar-comum dizer que, nos últimos 30 anos, não teve nada parecido, teremos ainda o PAC da Mobilidade Urbana que virá assim que a Fifa tomar a decisão – observou o governador.

Decisão esta que, segundo Teixeira, está na iminência de se concretizar, já que o Rio cumpriu perfeitamente todas as etapas da vistoria dos representantes da Fifa, colocando-o assim como uma das potenciais sedes para a Copa de 2014. Contudo, o presidente do comitê ressaltou que o momento agora é apenas de eleição da cidade, ficando a escolha dos palcos para o jogo de abertura e a grande final somente ao fim da Copa de 2010, na África do Sul.

– A partir do próximo dia 7, quando termina a vistoria, os representantes da Fifa voltarão a Zurique para concluir o relatório que será entregue às diversas comissões de estudos para definir as 12 cidades-sede. Acredito que a decisão sairá no dia 20 de março – afirmou Teixeira.

João Havelange, carioca, preferiu não externar preferência quanto à escolha do Rio como cidade-sede. Com 98 anos, em 2014, o presidente de honra da Fifa destacou o mérito do Brasil em sediar a Copa do Mundo.

– É um desejo do povo. Será um sucesso e mostrará ao mundo o poder de organização do nosso país. Se o Rio estiver entre as sedes eleitas, não tenho dúvida quanto à competência do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes – disse.

No entanto, no quesito beleza o Rio de Janeiro saiu na frente das outras cidades concorrentes. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a inspeção que estava programada para um vôo de cerca de meia-hora, foi prolongado a pedido dos representantes da Fifa que ficaram encantados com os pontos turísticos da cidade, inclusive solicitando uma visita ao Cristo Redentor.

– Me desculpe as outras cidades, mas beleza é fundamental – jactou-se. | Sérgio Tavares/Ascom.

Fonte: Revista Fator

Postado por:
Categorias:
Esporte, Evento