Um jeito de ver o Mundo….

Prefeito do Rio abre o Fashion Rio no Palácio da Cidade

12 jan 2009

O Prefeito Eduardo Paes foi o anfitrião da cerimônia oficial de abertura do Fashion Rio, realizada no início da tarde de ontem, dia 11, no Palácio da Cidade, sede oficial da Prefeitura, em Botafogo. Na ocasião, a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, apresentou as metas do grupo de trabalho que está desenvolvendo o projeto Lapa Legal, para a requalificação de toda a região desde a Cinelândia até o Campo de Santana.

O projeto, explicou o Prefeito durante o evento, tem suas origens no próprio Fashion Rio, que este ano traz o tema Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro, tendo a Lapa como inspiração na cenografia e nos espaços criados para o evento.

– Ainda durante a transição, a equipe do evento nos trouxe a idéia de ter a Lapa como tema e nos deu a idéia de melhorar a área, fazendo com que o evento passe a também oferecer melhorias para a cidade. É um hábito que vamos criar daqui para frente: toda vez o Fashion Rio vai escolher um tema que homenageie a cidade e isso vai criar, imediatamente, uma obrigação por parte da Prefeitura, para viabilizar e dar solução aos problemas que aquele espaço apresenta – conta Eduardo Paes.

Pouco antes, a secretária de Cultura já havia enumerado as metas do Lapa Legal, com ações diurnas e noturnas. A prioridade, segundo Jandira, é a melhoria da iluminação pública em toda a área, com destaque para os planos de iluminação artística dos Arcos da Lapa. O próprio bairro, que embora seja conhecido até internacionalmente nunca teve uma delimitação oficial, será devidamente traçado e batizado.

Outras metas do Lapa Legal são o reordenamento urbano, com programas de cadastramento e relocação dos ambulantes; a regularização dos locais e horários para shows em espaços abertos, de modo a não prejudicar quem mora na área; preservação do patrimônio e ocupação cultural dos casarios; assistência à população que está nas ruas; incremento da segurança, inclusive com guardas municipais atuando dia e noite; recuperação de calçadas e melhoria do trânsito e da rede de transportes; e desburocratização dos processos para quem quiser instalar seus negócios. Todas as ações, de acordo com Jandira, serão implantadas a partir de março.

O Prefeito também ressaltou as vantagens que o Fashion Rio traz para a economia da cidade, e lembrou que a indústria da moda “tem a cara do Rio de Janeiro”. Ele assegurou que o presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góes, vai trabalhar ativamente em favor do setor, reduzindo se possível a carga tributária e diminuindo a informalidade, entre outras melhorias. “Queremos que o Rio seja, de fato, a capital da moda brasileira”, afirmou Paes.

A cerimônia de abertura teve ainda a presença do presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, que elogiou a operação Choque de Ordem, coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Urbana (Seop). Ele lembrou que, com essas ações de ordenamento urbano, “a cidade recupera sua face civilizada, charmosa e, portanto, fashion”, além de voltar a atrair negócios e investimentos em diversos setores.

Fonte: Notícias do Rio

Informações no site do evento.

Postado por:
Categorias:
Evento, Meio Ambiente, Turismo