Um jeito de ver o Mundo….

Ao meu Rio

29 ago 2008

O espetáculo “Ao meu Rio, declarações de amor” uma exaltação musical à cidade do Rio de Janeiro, está em cartaz no Teatro Municipal Café Pequeno. Com direção de Antonio De Bonis e direção musical de Marcelo Alonso Neves, a peça tem o elenco formado por Andrea Veiga, Stella Maria Rodrigues e Renato Rabello.

Em cerca de 90 minutos, os atores-cantores costuram canções, citações e poemas em exaltação as belezas e particularidades da cidade.

Para a composição do musical, o diretor Antonio de Bonis contou com a ajuda de Thereza Falcão para o texto. O resultado foi muito Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Tom Jobim, Roberto Menescal e outros nomes que conseguiram falar um pouco sobre os vários aspectos do Rio.

Parafraseando o poetinha Vinicius de Moraes em sua ode à beleza, Millôr Fernandes escreveu: “Os paulistanos que me perdoem, mas ser carioca é essencial”.

A idéia começou a tomar forma durante as caminhadas e passeios de bicicleta do encendador pelas orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon.

– Quando estou de bicicleta ando do Leme ao Leblon; quando caminho, fico em Copacabana, onde moro. E sempre me deslumbro com a cidade – conta o italiano de 58 anos, radicado desde bebê no Rio. – O sol se pondo, no Arpoador, os aplausos no verão… A cidade é linda! E isso me motivou a construir um espetáculo em sua homenagem.

Ha quatro anos dirigindo o Teatro Café-Pequeno, De Bonis admite que deixou as mazelas de lado propositalmente.

– Tive a sorte de nunca ter sido assaltado e de nunca ter visto algo que me traumatizasse – conta. – Quando leio sobre violência, parece que estão falando de uma cidade distante de mim.

A peça é uma lembrança de que o Rio ainda é lindo, interessante, alto astral!

Com direção musical de Marcelo Alonso Neves, os atores-cantores apresentam modinhas, choros, sambas, baladas, além de poemas de Drummond, Gullar e até Neruda. Sem uma trama definida, passam apor temas como o impacto que se tem ao chegar à cidade, a alma carioca.

– Fiz uma grande pesquisa em livros, filmes, discos – explica. – O material é farto. E, conforme ia me aprofundando nesse material, mais diferente e apaixonado ficava meu olhar sobre a cidade…

Serviços:

Local: Teatro Café Pequeno
Av. Ataulfo de Paiva 269 – Leblon

Datas: DE 07 DE AGOSTO A 05 DE OUTUBRO
QUINTAS, SEXTAS E SÁBADOS às 21h
DOMINGO às 20h

Preço:

Quinta – R$30,00
Sexta, sábado e domingo – R$40,00

(meia entrada para estudantes e idosos)
**** mais taxas de serviço e entrega

Vendas: Ticketronic

Postado por:
Categorias:
Dicas