Um jeito de ver o Mundo….

Os Desafinados

27 ago 2008

Estréia nessa sexta um Tributo à época de ouro da Bossa Nova. Trata-se do filme Os Desafinados que conta a história de quatro jovens músicos do Rio tentando sucesso em Nova York nos anos sessenta, no exemplo da influência que João Gilberto e Tom Jobim exerceram sobre a música popular de lá. Walter Lima entrelaça a história ficcional da banda com alguns eventos reais ocorridos no período e acrescenta um triângulo amoroso para fazer um filme prazeroso.”

 

O filme é dirigido por Walter Lima Jr., com  Rodrigo Santoro, Claudia Abreu, Selton Mello, André Moraes, Jair Oliveira, Alessandra Negrini e Angêlo Paes Leme.

 

 

Confira a sinopse oficial por Hugo Sukman:

 

Ao ouvir no rádio que a cantora brasileira Gloria Baker havia morrido num acidente de carro na Itália, o cineasta Dico resolve fazer um documentário sobre o quarteto de bossa nova Os Desafinados, formado por amigos seus de juventude e do qual Gloria participara como cantora. Para isso, Dico reúne os sobreviventes do grupo numa boate de Copacabana, onde eles costumavam se encontrar nos anos 60. Da memória deles e das imagens em preto e branco feitas por Dico na época, ressurge a história do pianista Joaquim (Quin), do saxofonista Davi, do baixista Geraldo e do baterista PC.

 

O sonho do quarteto era se apresentar no show do Carnegie Hall, em Nova Iorque, em dezembro de 1962, que revelaria a bossa nova brasileira ao mundo. Rejeitados pelo empresário do show, eles vão mesmo assim a Manhattan, acompanhados do próprio Dico, que filma tudo. Lá, têm intensa vivência musical e existencial. Joaquim, que deixara a esposa Luiza grávida no Brasil, conhece Gloria, uma cantora sofisticada e cosmopolita. Os dois se apaixonam.

 

Fracassada a experiência americana, o grupo volta a um Brasil já agitado pelo Golpe Militar de 1964. Enquanto Dico faz seu primeiro filme, o drama agrário “Bala certeira”, o quarteto prossegue sua carreira musical e Quin permanece dividido entre Gloria e Luiza. Até que, numa turnê na Argentina, a tragédia política atinge Joaquim, o que vai mudar a vida de todos para sempre.

 

Ficha Técnica:

Produção: Tambellini Filmes

Co-Produção: Globo Filmes, Imagem Filmes,

Cine Tempo, Urca Filmes, Magno Filmes

Distribuição: Downtown Filmes

Direção: Walter Lima Jr.

Produtor: Flávio R. Tambellini

Música: Wagner Tiso

Roteiro: Walter Lima Jr. e Suzana Macedo

Coloboração no roteiro: Elena Soarez

Fotografia: Pedro Farkas

Camera: Pedro Ionescu

Camera “Bala Certeira”: Dib Lutfi

Cenografia: Valéria Costa

Direção de Arte: Clóvis Bueno

Figurino: Marília Carneiro e Karla Monteiro

Edição: Sérgio Mekler e Renato Martins

Som Direto: Márcio Câmara

Desenho de Som: Tom Paul

Editor de Som: Eduardo Pop

Produtora de Elenco: Patrícia Faria

Produção Tambellini Filmes: Silvia Costa

Diretor de Produção: Beto Bruno

Coord. de Produção e Finalização: Leonardo Edde

Produtores Associados: Magno Azevedo e José Barreto

 

Título Original: Os Desafinados

Gênero: Comédia Romântica

Tempo de Duração: 131 minutos

Bitola – 35mm – colorido

Som – Dolby Digital 5.1 / SR-D

Metragem – 3.979

Partes – 7 rolos

Janela – 1 / 1 : 85

Lançamento (Brasil): 2008

 

Mais informações no site Os Desafinados

 

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana, Música