Prefeitura adere ao Dia Mundial Sem Carro com restrições a veículos no Centro
No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, um conjunto de atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Depois de participações tímidas nos últimos anos, a Prefeitura do Rio mobilizou suas secretarias e órgãos públicos para desenvolver várias ações e um decreto será assinado hoje para regulamentar essas iniciativas.
A principal delas será a proibição do estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua da Assembleia e Avenida Rio Branco, área que concentra 510 vagas, entre o Rio Rotativo e vagas oficiais. No Buraco do Lume, serão desenvolvidas atividades culturais e educativas despertando a população para o objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro que é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas utilizem o transporte público ou mesmo experimente formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.
Como o bom exemplo deve partir de casa, a Prefeitura decidiu proibir o estacionamento de automóveis nos prédios municipais, com exceção somente para os veículos operacionais. Como forma de estímulo ao uso de transportes alternativos e saudáveis, órgãos da administração municipal sortearão passes de bicicletas públicas entre os servidores.
O decreto determina às empresas de ônibus que operam as linhas municipais que coloquem 100% de sua frota em circulação nesse dia, para estimular a utilização do transporte público por parte da população.
No bairro de Copacabana será criada a Zona 30. As ruas internas do bairro, que possuem vocação residencial, terão os limites de velocidade reduzidos a 30 km, o que vai proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres, aumentando a qualidade de vida e reduzindo o risco de acidentes. A ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira também será Aperfeiçoada. Na região metropolitana do Rio, 3% das viagens são feitas por bicicleta enquanto em Copenhagen este número chega a 33%.
Fonte: Notícias do Rio
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Evento, Trânsito