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Currículo – Uma Ferramenta Importante

16 fev 2009

Seu currículo é uma espécie de espelho que reflete numa primeira instância quem você é. Ele o representará e transmitirá uma imagem positiva ou não. É absolutamente necessário que seja impecável, correto e profissional.

O currículo é uma peça de marketing. Pense que você estará “vendendo” suas competências e “comprando” uma oportunidade de crescer e se desenvolver numa empresa séria e competente.

Tenha em mente que o primeiro objetivo do currículo é despertar o interesse do avaliador na sua experiência profissional a ponto de chamá-lo para uma entrevista e poder então conhecê-lo melhor. Mas lembre-se que o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e dinâmico, portanto, seu principal produto deve ser vendido da forma mais objetiva possível. O selecionador quer informações concisas e relevantes sobre a sua atuação e carreira profissional.

O ideal é que o currículo tenha as seguintes seções:

•    Dados Pessoais: No alto da folha escreva seu nome, endereço, telefone, e-mail ou telefone de recados.

•    Sumário: Em 5 ou 6 linhas, sintetize quem você é e o que você quer (ex.:  “Sou profissional da área financeira, com formação em Administração pela UFF. Atuo há 2 anos no mercado, com experiência em empresas de médio porte. Possuo profundos conhecimentos dentro desta área administrativo-financeira, tendo realizado vários cursos extracurriculares. Possuo bons conhecimentos em informática. Busco uma oportunidade em organizações que ofereçam desafios e chances de desenvolvimento”).

•    Resumo de Qualificações: Cite os principais projetos e realizações das quais você tem muito orgulho (seus grandes “feitos”). O ideal é que possa citar exemplos específicos com dados tangíveis, mensuráveis e verificáveis. Procure transmitir informações pertinentes e sempre corretas e verídicas.

•    Histórico Escolar: Utilize a ordem cronológica inversa. Inicie com cursos de especialização (mestrado, pós-graduação) informando instituição, curso e ano de conclusão. Segue o mesmo padrão para a Graduação. Caso não tenha nível superior, mas está cursando, especifique a situação em que você se encontra (curso, período, horário, etc.).

•    Atividades Acadêmicas ou Trabalhos publicados: podem ser incluídos, assim como Bolsas de Complementação Científica, projetos, monitorias, pesquisas, etc.

•    Histórico Profissional: Utilize também a ordem cronológica inversa. Comece com o último emprego ou estágio, mencionando o nome da empresa, cargo, período e principais atribuições. Cite, no máximo, os 3 últimos. Não entre excessivamente em detalhes (as coisas realmente essenciais você já deverá ter colocado no Resumo de Qualificações).

Dicas:

•    Não utilize currículos de banca de jornal.
•    O currículo deve ser escrito em primeira pessoa.
•    Atualmente, não há necessidade de colocar foto em seu currículo.
•    Não inclua número de seus documentos (RG, CTPS, etc.), salário anterior, pretensão salarial e referências pessoais, a não ser que você esteja respondendo à anúncio que exija estas informações explicitamente.

•    Razões por ter deixado empregos anteriores devem ser explicadas verbalmente na entrevista.
•    É essencial que seu currículo reflita competência e qualidade. Caso você não tenha uma boa impressora a laser, descubra alguém que tenha. Se não for possível, recorra aos free-lancers do mercado.
•    Seja sintético. Faça um currículo de, no máximo, 2 ou 3 folhas. Nem pense em anexar comprovantes, certificados, históricos, etc.
•    Não se exceda com tipos e tamanhos de letras. Seja simples. Evite formas rebuscadas, desenhos, muitos símbolos, etc.
•    Preocupe-se obsessivamente com a conferência. Erros de digitação, ortografia, acentuação, concordância, concatenação de idéias, etc., são absolutamente dispensáveis.
•    Acompanhando seu currículo, você poderá fazer uma carta de apresentação. Seu objetivo é explicar seu interesse em trabalhar numa determinada empresa e da maneira como pode contribuir com a mesma, baseando estas justificativas na sua experiência profissional. Lembre-se que o texto deve ser claro e conciso. O ideal é escrever pouco e bem.

Luciana Rolim de Lima

26 anos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Recursos Humanos desde 2004 e a 4 anos compõe o quadro de pessoal da empresa Brasilcap Capitalização com foco em Treinamento e Desenvolvimento.

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Cidadania, Dicas, Emprego