Um jeito de ver o Mundo….

Dica de Teatro: A Mulher que Escreveu a Bíblia

13 jan 2009

Concebida e dirigida por Guilherme Piva, como um monólogo para a atriz Inez Viana, o romance foi adaptado por Thereza Falcão.

O espetáculo estreou no Espaço Sesc Copacabana em novembro de 2007 e o sucesso foi tanto, lotação esgotada em todas as apresentações, críticas unanimemente favoráveis, que o Teatro dos Quatro nos convidou a continuar a temporada a partir de 08 de janeiro de 2008 onde ficamos até junho do corrente ano.

Prorrogando pela quarta vez consecutiva nossas apresentações, ocupamos o horário nobre do Teatro Leblon, e após mais uma temporada bem sucedida, faremos até o final de 2008, o Circuito SESC – Estadual de Artes no Rio de Janeiro e uma mini-turnê nos Sescs Rio Grande do Sul. Entremeando com os festivais de ANGRA-RJ (público 1.100), VITÓRIA-ES (público 700), PORANGATU-GO (público 1.000) e RECIFE-PE (público 1.500).

Em janeiro de 2009 voltaremos ao Shopping da Gávea, agora no Teatro Clara Nunes.

A montagem de A Mulher que escreveu a Bíblia foi agraciada com excelentes críticas além de considerada uma da 10 melhores peças de 2007 pelo Jornal O Globo e teve ainda várias indicações para os prêmios mais importantes da categoria: Prêmio Shell 2007: melhor atriz e melhor iluminação ; Prêmio Extra: melhor atriz; Prêmio Qualidade Brasil 2008: melhor espetáculo e melhor atriz; Prêmio APTR (Ass.Produtores Teatro RJ)2008 : melhor atriz

VENCEDORA PRÊMIO QUALIDADE BRASIL 2008.

Em cena, acompanhamos a trajetória da narradora – “a feia” – a partir dos seus dezoito anos, quando descobre a extensão de sua feiúra (“…espelho era coisa cara, ao alcance só de nobres e ricos proprietários”).

Ao se ver no espelho, “a feia” se vê obrigada a encarar seu papel em sua sociedade, o de rejeitada, o de excluída. Mas com uma mãozinha do destino, o “defeito” que a discrimina torna-se a centelha que fará com que, na contramão das mulheres de seu tempo, ela venha a ser respeitada.

Após ser secretamente “alfabetizada” pelo escriba de sua aldeia (“Por piedade, talvez… Ou por certa premonição – o futuro, como se verá, reservava-me uma surpresa…”, e sendo a filha mais velha de um obscuro chefe tribal, “a feia” é tomada como esposa pelo rei Salomão, selando assim a aliança entre corte e aldeia. Na corte, “a feia” descobre-se apaixonada por Salomão que, ao ver o rosto da nova esposa, estremece. Mas ela não se deixará abater pela rejeição do seu amado, e quanto mais cresce o sentimento que nutre pelo monarca, mais cresce sua aguda observação dos fatos e da vida, da política e da alma dos homens. Ela amadurece. A romântica “feia” subverte sua condição. Transforma sua revolta em sabedoria. Ao fim do espetáculo, assim como ao fim do livro, não podemos deixar de ver a beleza em seu rosto. “Não a falsa beleza que os espelhos enganosamente refletem, mas a verdadeira e duradoura beleza”.

Autor: Moacyr Scliar
adaptação: Thereza Falcão
concepção e direção: Guilherme Piva
performance: Inez Viana
música original e direção musical: Marcelo Alonso Neves
cenário: Sérgio Marimba
iluminação: neco Quinderé
figurino: Rui Cortez
preparação corporal: Daniela Amorim
designer gráfico: Paula Joory
direção de produção e produção executiva: Isabel Themudo
produção: Inez Viana e Thereza Falcão

Censura: 16 anos

Teatro Clara Nunes
Rua Marquês de São Vicente, 52
Shopping da Gávea, 3° Piso
Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Informações: (21) 2274-9696

Horário: Ter e Quar 21h

Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (idosos e estudantes)

Clube do assinante O Globo: 20% de desconto

Período: De 06 de janeiro a 26 de fevereiro

Bilheteria:
Ter e Quar: 14h ás 21h
Quin a Dom: 14h ás 21h30m

Sugerimos telefonar para os teatros e confirmar a programação e preço pois os mesmos podem ser alterados sem informação prévia.

Postado por:
Categorias:
Dicas, Teatro