Um jeito de ver o Mundo….

Sábado é o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

29 jul 2011

Ação acontece neste sábado durante todo o dia e encerra a campanha de seguimento

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove amanhã, sábado, mobilização contra o sarampo, com vacinação em todos os postos de saúde, com horário estendido, das 8h às 17h. A medida marca o encerramento da campanha e busca ampliar a cobertura da Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, que ainda não atingiu a meta. Até o momento, foram aplicadas 359.220 doses, o que representa 82,7% do esperado pela Prefeitura do Rio, que é de vacinar 434 mil crianças (95% do público-alvo).

A dose é oferecida para todas as crianças de 1 a 7 anos incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias), que receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

(Leia: Vacinação Contra o Sarampo prorrogada no Rio de Janeiro)

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das manchas, até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Para obter mais informações sobre os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.

Foto: Divulgação

Fonte: DOM