Carnaval 2012: Definida ordem do desfile do Grupo Especial
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (LIESA) definiu ontem (6), em sorteio realizado na Cidade do Samba, a ordem das agremiações para o desfile do Grupo Especial de 2012.
Por regulamento, já estavam definidas as posições da Renascer de Jacarepaguá (campeã do Grupo de Acesso A em 2011), que abrirá o desfile de domingo, 19 de fevereiro de 2012; e São Clemente (9ª colocada no Grupo Especial em 2011), que abrirá o desfile de segunda-feira, 20 de fevereiro.
Confira a ordem:
Domingo
1 – Renascer de Jacarepaguá
2 – Portela
3 – Imperatriz Leopoldinense
4 – Mocidade Independente de Padre Miguel
5 – Porto da Pedra
6 – Beija-Flor
7 – Unidos de Vila Isabel
Segunda-feira
1 – São Clemente
2 – União da Ilha
3 – Acadêmicos do Salgueiro
4 – Estação Primeira de Mangueira
5 – Unidos da Tijuca
6 – Acadêmicos do Grande Rio
Onze Escolas do Especial já divulgaram enredos para 2012
Escolas de Samba do Grupo Especial continuam apresentando as sinopses dos enredos que levarão para a Avenida no Carnaval 2012. Entre elas, Mangueira, Imperatriz, Beija-Flor, União da Ilha, Salgueiro, Grande Rio e Mocidade já divulgaram seus textos à Imprensa. Outras quatro anunciaram apenas os temas que pretendem explorar: a Renascer de Jacarepaguá, que estreará no Grupo Especial, homenageará o artista plástico Romero Britto, com “O artista da alegria dá o tom na folia”; a São Clemente apresentará “Uma aventura musical na Sapucaí”; a Vila exaltará Angola; e a Unidos da Tijuca dedicará seu desfile a Luiz Gonzaga. Duas agremiações ainda não se pronunciaram oficialmente: Porto da Pedra e Portela.
A Mangueira homenageará o cinquentenário do Cacique de Ramos com o enredo: “Vou festejar, Sou Cacique, Sou Mangueira“, de autoria do carnavalesco Cid Carvalho, que estreia na Verde-e-Rosa.
A Imperatriz exaltará a Bahia e a obra do escritor Jorge Amado. O carnavalesco Max Lopes e Gabriel Haddad assinam o desenvolvimento de “Jorge, Amado Jorge“.
A Beija-Flor de Nilópolis fará uma viagem pelas lendas e o folclore da ilha de São Luís, no Maranhão. O enredo “São Luís – O Poema encantado do Maranhão” é assinado pela comissão de carnaval integrada por Laíla, Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cerazi. A pesquisa é de Bianca Behrends.
A União da Ilha escolheu um caminho especial para fazer a ligação entre Londres e Rio de Janeiro, cidades que sediarão as próximas Olimpíadas: ela mesma, a Ilha. O enredo “De Londres ao Rio: era uma vez… uma ilha…” é de autoria do carnavalesco Alex de Souza.
O Salgueiro inspirou-se na literatura de cordel para cantar em prosa e muitos versos o seu próximo carnaval: “Cordel Branco e Encarnado“, de autoria de Renato e Márcia Lage e do departamento Cultural da Vermelha-e-Branca.
A Grande Rio extraiu lições dos momentos difíceis vividos no incêndio que destruiu o seu barracão, em janeiro, para construir um enredo sobre a superação: “Eu acredito em Você! E você?” é assinado pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, com pesquiisa e texto de Leandro Vieira e Lucas Pinto.
A Mocidade fará uma homenagem ao talento do pintor modernista Candido Portinari, com o enredo “Por ti, Portinari,: Rompendo a tela, a Realidade“, tema assinado por Alexandre Louzada, que faz a sua estreia na Verde-e-Branca
Fonte: LIESA
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- 2012, Carnaval, Samba, Turismo
Pingback: Baile da Cinelândia | Visão Carioca()