Um jeito de ver o Mundo….

Dia das Crianças

11 out 2010

Hoje assistindo a um programa de Tv um comercial me chamou a atenção. Ele dizia “Dia 12 de outubro, dia de brincar…” Fiquei então me perguntando: quantos pai, mães, avós acordarão no dia 12 de outubro de 2010 com disposição, alegria e sorrisos para brincar? É isso: simplesmente brincar… Brincar com seus filho e netos. Brincar de pique-esconde, cabra-cega, amarelinha, pipa, bola de gude, pião, corda, elástico, pique-lateiro…

Curtir um dia precioso de feriado (e que Nossa Senhora Aparecida ajude que seja ensolarado! Se bem que o friozinho é bastante aconchegante e dá pra tomar chocolate quente…huummm) para olhar nos olhos de suas crianças e dizer: Olá, bom dia! Estou aqui. Vamos brincar de quê? Você escolhe…O dia é seu.” Aí a criança abriria um enorme sorriso com a surpresa de quem recebeu o maior presente do mundo… a presença cúmplice e parceira daqueles que ama: pai, mãe, avós.

Após um dia inteiro de meninices, comer pipoca quentinha feita nos moldes tradicionais, ouvindo histórias da carochinha. E aí ficar bem perto no aconchego do lar ou de um belo parque-jardim vivendo através da imaginação as histórias de lobos, porquinhos, bruxas e fadas, princesas e super heróis fantásticos.

Ao fim do dia um filme no escurinho do quarto onde o sono menino viria acalentar o dia pleno onde por 24 horas a família ficou unida e todos voltaram a ser crianças… Todos unidos e felizes por terem certeza de estarem ajudando a transformar “aquele(a) pequeno(a)” num adulto realmente feliz onde doces lembranças o ajudarão a ser uma pessoa mais digna, auto-confiante, capaz de respeitar e amar a todos que encontrará pelo caminho…

Este adulto-criança perpetuará em todos os dias 12 de outubro o ritual de encontro entre pais e filhos. Assim a família será eterizada e capaz de superar todos os medos de um mundo que ainda precisa de um dia para lembrar aos corações de pedra que nossas crianças precisam ser respeitadas e cuidadas. Que uma vez as tendo passamos a ser super-heróis no imaginário da infância e qualquer vacilo nosso destruímos por completo a ilusão infantil.

Neste dia os shoppings deveriam ficar fechados. Não por nada… Realmente nada contra os shoppings… Acontece que neste dia em especial, pais e filhos deveriam estar juntos, sem preocupação de horário, de dinheiro para gastar, dívidas a fazer por acreditar que sonhos são baseados e construídos no consumo e aquilo que momentaneamente acreditamos ser a felicidade no mês seguinte se torna distanciamento, preocupação e dívida.

Bem, então desejo a você, um Dia da Criança super feliz,cheio de bincadeiras em família e amigos!

E como não poderíamos deixar de registrar aí vão algumas dicas para mexer com sua criatividade em fazer um super dia para suas crianças!

http://www.biabedran.com.br

http://bloglog.globo.com/biabedran

http://www.zezuca.com.br

http://www.omo.com.br/coisa-de-crianca-brincadeiras-de-ontem-e-de-hoje

http://www.abec.ch/Portugues/subsidios-educadores/Brincadeiras/Brincadeiras-infantis/brincadeiras_infantis.htm

http://www.fnlij.org.br (para conhecer livros nacionais e estrangeiros)


Dicas de passeio:

Aterro do Flamengo: com quadras polivalentes, campos de futebol, playground, anfiteatro, pista de skate e aeromodelismo, transforma o lugar num ambiente agradável para todas as idades.

Lagoa Rodrigo de Freitas: uma das paisagens mais belas da cidade, com vista para o Morro do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Oferece diversos quiosques com os mais variados tipos de lanches, além da ciclovia.

Parque das Ruínas: um belíssimo mirante no qual a pessoa tem a visão do Centro da cidade, incluindo os Arcos da Lapa e também toda a orla do Rio.

Jardim Botânico: apresenta uma variedade de espécie de árvores e flores, além do seu estilo imperial em todos os cantos. Fica na Rua Jardim Botânico, 920 (pedestres)e 1.008 (veículos) Jardim Botânico. Aberto todos os dias, entre 8h e 17h, e seu preço é 5 reais, sendo crianças até 7 anos, maiores de 65 anos, deficientes físicos com um acompanhante e alunos da rede pública de ensino não pagam.

Parque do Mendanha: situado nas serras do Mendanha e do Quintugo, é um dos últimos lugares da cidade que abriga a Mata Atlântica. Junto da beleza nativa, abriga trilhas ecológicas, playground e churrasqueiras. Ótimo para toda a família. Sua entrada é franca, e ele fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Ilha de Paquetá: é uma boa pedida para quem gosta de viajar. O bom é alugar uma bicicleta ou andar de charrete para conhecer toda a ilha. Para chegar, deve-se ir de barca, sendo que os horários e preços variam conforme o dia.

Forte de Copacabana: retrata a história militar do país, desde o Brasil Colônia até atualmente, além de um visual belíssimo da orla carioca Praça Coronel Eugênio Franco, 01 -Copacabana, de terça a domingo das 10h às 17h . O preço é R$4, sendo maiores de 60 anos e estudantes pagam meia. Militares, maiores de 80 anos e crianças até 10 anos são isentos.

Cidade das Crianças: um local dedicado ao esporte, educação e cultura que diante disso oferece diversas oficinas, como aulas de dança, teatro, dentre outros. Ela se situa no km 1, da Rio-Santos, em Santa Cruz. É aberta de terça a sexta, das 8h às 17h, sábado, domingo e feriados das 9h às 17h.

Quinta da Boa Vista: uma das residências da família imperial portuguesa no Rio, que também festeja cem anos no dia 12. Localizada no bairro imperial de São Cristóvão, a casa se tornou o Museu Nacional e, hoje, a propriedade também abriga o Jardim Zoológico e uma extensa área verde.

E é claro, os shoppings também tem programações divertidas para este dia:

Confira os endereços dos  Shopping do Rio de Janeiro

Leia também:

Dicas de programas para o mês das crianças

Oi Futuro oferece Programação Especial em Comemoração ao Dia das Crianças

Dia das crianças: Diversão de sobra para essa data especial

Espetáculo “Cinco amigos” estréia no Méier

Sesc Rio comemora Dia das Crianças

Onde comer no Dias das Crianças

Dicas para curtir com as crianças

Dia das crianças no Outback Steakhouse

Dia das Crianças está repleto de atrações

Postado por:
Categorias:
Dicas