Um jeito de ver o Mundo….

“Prelúdios em quatro caixas de lembrança e uma canção de amor desfeito” no Baukurs Cultural

20 mai 2010

Espetáculo de Susana Fuentes leva mímica, teatro, música e literatura ao recém-inaugurado centro cultural na rua Goethe em Botafogo.

O espetáculo “Prelúdios em quatro caixas de lembrança e uma canção de amor desfeito”, de Susana Fuentes, terá duas únicas apresentações no Baukurs Cultural, nos domignos 23 e 30 de maio, às 20h.

O espetáculo solo mistura linguagem teatral com mímica, música e literatura. Com humor, a peça mostra o momento de desenlace da vida de uma mulher às voltas com suas lembranças depois de uma decepção amorosa.

A criação, texto e interpretação são de Susana Fuentes, com a supervisão da diretora e cineasta Eunice Gutman. A inspiração vem das palavras de um cigano, personagem de Gabriel Garcia Marques em “Cem anos de solidão”: ”As coisas têm vida própria. Tudo é questão de despertar sua alma”.

Susana Fuentes é atriz, mímica e escritora. “Prelúdios” foi encenado pela primeira vez durante o XIX Salão Carioca de Humor. Em seguida, foi apresentado no teatro do centro cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto e na Casa de Cultura Laura AlvIm, ambos no Rio de Janeiro.

O Baukurs Cultural oferece uma programação variada, que vai de oficinas e cursos a coral, cineclube, roda de samba, debates e exposições. Atualmente estão em cartaz na casa da rua Goethe, em Botafogo, mostras do artista e arquiteto austríaco Hundertwasser e da gravurista brasileira Fayga Ostrower.

Baukurs e a cultura

A história da escola teve início em 1978, quando quatro professores decidiram unir-se para atender ao aumento da demanda por aulas de alemão naquela época. As primeiras turmas ocuparam salas alugadas num antigo colégio em Ipanema, mas não demorou muito para ganhar sede própria no Jardim Botânico.

O nome Baukurs é uma adaptação da palavra alemã “Aufbaukurs” ou “curso em formação”. Hoje, além da sede na Zona Sul do Rio, o curso tem uma filial na Barra da Tijuca, no shopping Barra Square, que somam cerca de 450 alunos de alemão e de português para estrangeiros.

Há oito anos, a sede ocupa uma simpática casa no Jardim Botânico, onde foi possível conciliar os interesses de Thea Schünemann, única das sócias-fundadoras a continuar com o negócio. Foi lá que o cineclube começou, tendo no comando jovens na casa dos 20 anos, entre eles Kim, um dos filhos de Thea. O segundo filho da fundadora também conseguiu seu espaço na casa. Flautista da Pro-Arte, Noah organiza, uma vez por mês, a roda de samba “Samba com Chucrute”, que com a inauguração do Baukurs Cultural, também passou a ser realizado no novo endereço.

Outros encontros promovidos pelo Baukurs que também mudaram de endereço são os “Caldos Culturais”, que reúnem pessoas para um papo sobre um livro, um espetáculo ou outra manifestação cultural interessante tanto para brasileiros como para alemães.

SERVIÇO:

“PRELÚDIOS EM QUATRO CAIXAS DE LEMBRANÇAS E UMA CANÇÃO DE AMOR DESFEITO”
DATA: domingos 23 e 30 de maio, às 20h
DURAÇÃO: 60 minutos
PREÇO: R$ 20
CAPACIDADE: 20 pessoas

BAUKURS CULTURAL
Endereço: Rua Goethe, 15 – Botafogo
Tel: (21) 2530-4847
Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 21h e sábados, das 12h às 18h
Site: www.baukurscultural.com.br

Foto: de Clau Pavesi