Um jeito de ver o Mundo….

Olimpíada do Rio de Janeiro poderá ser transmitida em 4K

30 out 2013

Panasonic negocia com a Rede Globo para que
as imagens em altíssima definição sejam transmitidas

Olimpiada4kSegundo a Folha de S.Paulo, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão gravados com a tecnologia 4K. Para quem não sabe o termo “4K” refere-se a densidade total de pixels da ordem de 4 vezes (8.3 megapixels) a do padrão Full HD, 2.1 megapixels.

Ainda não se sabe se a Olimpíada será transmitida ao vivo em 4K ou se será apenas gravada. Segundo a Panasonic (patrocinadora da Olimpíada) a empresa está em negociação com a Rede Globo de Televisão para que as imagens em altíssima definição sejam exibidas.

Essa não é a primeira tentativa, por exemplo o Carnaval do Rio de Janeiro foi filmado em 8K, mas só foi possível assistir às belas imagens de 7680×4320 pixels por meio de um protótipo de TV de 85 polegadas que estava na central técnica da Globo.

Atualmente há poucas TVs com resolução 4K no Brasil, assim se for confirmada a transmissão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 4k, a venda de TVs com essa tecnologia será alavancada.

Segundo a Sony Brasil (patrocinadora da Copa do Mundo) os brasileiros já poderão ter acesso mais fácil ao 4K durante a Copa do Mundo através de redes de cinema e alguns bares que poderão estar aptos a passar os jogos nessa resolução ano que vem. A marca filmará em 4K os jogos do Brasil e as partidas mais importantes do torneio.

Porém ainda é um sonho para os nossos lares, pois em setembro, a Samsung lançou a S9 Timeless de 85 polegadas com preço sugerido de R$ 99.999. Já a Sony tem um modelo X905 (55 polegadas) mais barato, mas ainda é salgado pagar R$ 11 mil por uma TV. Quem sabe até 2016 essas TVs 4K se tornem popular? Será? Vamos torcer.