Um jeito de ver o Mundo….

VI Desenrolando a Serpentina

04 out 2013

“Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades”

DesenrolandoaSerpentinaNo próximo dia 12 representantes dos blocos, do poder público, de empresas e da sociedade civil vão discutir sobre o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. O evento anual, realizado pela Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro) acontece no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico das 14h às 18h.

Os painéis serão conduzidos por Beatriz Jaguaribe, Jailson Souza e Silva, Eliane Costa, Cláudia Leitão, Flávia Oliveira, Antonio Pedro Figueira de Mello e Sérgio Sá Leitão.

A participação é gratuita e aberta ao público, que pode se inscrever para as mesas de debates pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br. Serão fornecidos certificados a todos os participantes. No mesmo dia, será lançada a “Carnavália – I Feira de Negócios e Empreendorismo do Carnaval”, a ser realizada pela primeira vez em 2014.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL E SAMBA

E já que é Dia das Crianças, a programação do Desenrolando inclui, na parte da manhã (das 10h às 13h), atividades circenses com o Gigantes da Lira e a peça “Era uma vez… Cartas em cena” com o grupo Teatro das Possibilidades. O encerramento do evento será, claro, com samba! Das 18h às 21h, Moyseis Marques recebe Mariene de Castro, encontro que reúne o samba do Rio e o samba da Bahia.

O VI Desenrolando a Serpentina conta com apoio da Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e promoção da Globo.

Programação:

PAINÉIS DE DEBATES

14h às 16h – “Cidade de prazeres e convívios: ocupando a rua”
Bate-papo sobre o Carnaval de rua, sua relação com a cidade e as redes de encontros que se dão por meio dos blocos, nos diferentes territórios. A ocupação política da rua: relações entre o Carnaval, as Diretas já e as manifestações de 2013.
Beatriz Jaguaribe – professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).
Eliane Costa – diretora do Bloco Escravos da Mauá e coordenadora do MBA em Gestão Cultural da FGV.
Jailson de Souza e Silva – professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundador e diretor do Observatório de Favelas.
Jorge Sápia – vice-presidente da Sebastiana.

16h às 18h – A profissionalização e o marketing no Carnaval de rua: Quem faz? Quem ganha?
Debate sobre a economia criativa do Carnaval de rua e sobre as novas formas de patrocínio e de marketing que vêm surgindo nos blocos do Rio. O crescimento do Carnaval de rua e as formas de contenção – elas devem existir?
Antonio Pedro Figueira de Mello – secretário municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
Cláudia Leitão – professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora do CNPq, ex-secretária de Cultura do Ceará, ex-secretária da Economia Criativa do MinC.
Flávia Oliveira – jornalista, titular da coluna Negócios&Cia do Jornal O Globo.
Sérgio Sá Leitão – secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Rita Fernandes – presidente da Sebastiana.

INFANTIL

10h às 12h – “Circo Circuito” com Gigantes da Lira
Iniciar as crianças no fazer circense com uma maratona de seis modalidades: acrobacia de solo individual, malabarismo, pernas de pau, equilíbrio e acrobacia em duplas, evolução com fitas de ginástica rítmica e técnicas de palhaçaria. Essa é a proposta do Bloco Gigantes da Lira, que comemora o Dia das Crianças no VI Desenrolando a Serpentina com o evento “Circo Circuito”. Aconselhável vestir as crianças com roupa de ginástica, confortáveis e arejadas, e levar cangas para descansar no gramado.

12h às 13h – “Era uma vez… Cartas em cena” – Grupo Teatro das Possibilidades
A fada Gwenhyfar (Dadá Maia) resolve divulgar as cartas trocadas entre Branca de Neve (Diana Hime), Anette-Cinderela (Stella Brajterman) e Talia-Bela Adormecida (Gabriela Estevão) e acaba revelando as verdadeiras personalidades dessas três famosas senhoritas, muito diferentes das retratadas nos filmes de Walt Disney. O público acompanha questões das jovens princesas que estão deixando a pré-adolescência e dando os primeiros passos para a vida adulta. Texto: Índigo. Direção: Adriana Maia.

RODA DE SAMBA

18h30 às 21h30 – Roda de Samba de Moyseis Marques com Mariene de Castro
O cantor e compositor carioca Moyseis Marques recebe a cantora baiana Mariene de Castro pela primeira vez em sua roda de samba. No repertório, antigos sambas de Carnaval como “Tristeza” (Niltinho/Haroldo Lobo) e “Se você jurar” (Ismael Silva), além de composições próprias como “Bicho do mato” (com Edu Krieger). Com Mariene, que lançou em 2012 ”Ser de Luz – Uma homenagem a Clara Nunes”, Moyseis canta canções interpretadas por Clara, falecida há 30 anos, como “Feira de Mangaio” (Sivuca/Glorinha Gadelha) e “O mar serenou” (Candeia).

SERVIÇO:

VI Desenrolando a Serpentina
“Carnaval de rua: encontros de prazer e oportunidades”
Dia/hora: 12 de outubro de 2013, das 10h às 21h
Local (debates e roda de samba): Espaço Tom Jobim
Endereço: Rua Jardim Botânico 1008 (a programação infantil será no gramado em frente ao teatro).

Inscrições: gratuitas pelo email desenrolando2013@sebastiana.org.br
Serão fornecidos certificados de participação.
Informações: www.sebastiana.org.br
Facebook Sebastiana: https://www.facebook.com/sebastiana.carnavalderua

Postado por:
Categorias:
2014, Carnaval, Evento