Um jeito de ver o Mundo….

“Os Sapos” no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

14 jun 2013

Texto adulto inédito de Renata Mizrahi traz elenco composto por diversas companhias teatrais

OsSaposAs dependências amorosas e suas diversas facetas são o tema do novo espetáculo de Renata Mizrahi, “Os Sapos”. Autora premiada, Renata assume agora também a direção e a produção da montagem, cujo texto ela considera um dos mais maduros de seu trabalho. A codireção é de Priscila Vidca e o projeto conta com a colaboração artística de Inez Viana. O elenco reúne atores oriundos de reconhecidas companhias de teatro do Rio de Janeiro: Paula Sandroni (F. Privilegiados), Verônica Reis (Cia. Atores de Laura), Peter Boos (Alfandega 88), Gisela de Castro (Teatro de Nós) e Ricardo Gonçalves (Cia. Confraria da Paixão), e A temporada terá 28 apresentações de 21 de junho a 4 de agosto, de quinta a sábado, às 21h30, e domingo, às 20h30, no Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

“Os Sapos” fala, com humor, de como as relações podem atingir níveis primitivos, quando casais são colocados em situação de confinamento. O texto começa suave, mas, aos poucos, a tensão vai aumentando. O ritmo do espetáculo é marcado pelos diálogos ágeis, entrecortados por silêncios – ora irônicos, ora constrangedores –, mantendo a expectativa de uma nova virada a cada momento. O título da peça é uma referência aos sapos que se escondem no banheiro – eles são retirados de lá, mas sempre voltam. E é também àquilo que se engole seco, a não expressão de um sentimento, o silêncio.

A encenação é um jogo no qual os cinco atores estão em cena o tempo todo. A ideia é priorizar as relações dos personagens e o encadeamento dos acontecimentos, com clima mudando cena a cena. Para isso, o cenário foi dividido em dois ambientes de forma não realista: de um lado do palco, o ambiente da casa é montado em cima de um praticável e, do outro lado, no chão, folhas e terra compõem o jardim.

O elenco vem se reunindo há mais de três anos para fazer leituras e discutir o texto e a montagem. Em 2011, o texto foi adaptado para o cinema, sob direção de Clara Linhart. O curta-metragem homônimo, tem circulado por festivais e mostras, recebendo prêmios e reconhecimento da crítica. A trilha sonora é de Marcelo Alonso Neves; o cenário, de Nello Marrese e Lorena Lima; a iluminação é de Renato Machado e o figurino, de Bruno Perlatto.

Sinopse:

A peça se passa em um dia e uma noite numa casa de campo rústica, alugada por Marcelo e Luciana, um casal que, apesar de estar junto há oito anos, não assume o compromisso. Eles são vizinhos de Cláudio e Fabiana, casados e aparentemente felizes, porém o ciúme doentio de Cláudio faz Fabiana sentir um profundo vazio na vida. Neste contexto, chega Paula, amiga de infância de Marcelo, que viaja para lá achando que passaria o final de semana numa confraternização de ex-amigos da escola. Ao chegar, ela se dá conta de que a confraternização era uma desculpa de Marcelo para revê-la e se vê obrigada a conviver com os dois casais, gerando, sem querer, grandes conflitos para todos.

Ficha Técnica:

Texto e concepção: Renata Mizrahi
Direção: Priscila Vidca e Renata Mizrahi
Elenco: Gisela de Castro, Paula Sandroni, Peter Boos, Ricardo Gonçalves e Verônica Reis
Stand- in: Natasha Corbelino
Assistência de direção: Juliana Brisson
Figurinos: Bruno Perlatto
Cenário: Lorena Lima e Nello Marrese
Iluminação: Renato Machado
Trilha sonora: Marcelo Alonso Neves
Foto: Clara Linhart
Direção de produção: Sandro Rabello,Maria Alice Silvério Lima e Neila de Lucena
Produção Administrativa: Alan Isidio
Realização: Renata Mizrahi e Diga Sim! Produções

Serviço:

“OS SAPOS”
Local: Galpão das Artes do Espaço Tom Jobim
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008 – Jardim Botânico
Data: de 21 de junho a 4 de agosto de 2013
Horários: de quinta a sábado, às 21h30, e domingos, às 20h30
Ingressos: R$ 40(inteira) e R$ 20 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos
Capacidade de público por sessão: 100 pessoas
Informações: (21) 2274-7012 e 3874-0594
Vendas na bilheteria e no www.ingresso.com

Foto: Clara Linhart

Postado por:
Categorias:
Dicas, Teatro