Um jeito de ver o Mundo….

Como diferenciar Resfriado, Gripe e Dengue

04 jun 2013
Vacina

Foto: André Luiz D. Takahashi

É só “virar o tempo” e o carioca já começa a sofrer com as famosas viroses (qualquer doença causada por um vírus). Muitas vezes falamos que estamos gripados ou resfriados sem diferenciar muito bem uma doença da outra.

Pois bem, a VejaRio publicou uma matéria diferenciando Resfriado, Gripe e Dengue com a colaboração do Doutor Antonio Carolos Till (diretor-médico do Vita Check-Up), veja as diferenças:

Resfriado e gripe são doenças virais com sintomas muito similares, diferindo, do ponto de vista clínico, pela intensidade, que é maior na gripe. “Dores musculares, fadiga, falta de apetite e dor de garganta surgem nos estados gripais. Os sintomas respiratórios altos, como a coriza, estão mais relacionados ao resfriado, já os do trato respiratório inferior, composto por traqueia, amígdalas e pulmões, são mais comuns na gripe”, explica o doutor Antonio Carolos Till, diretor-médico do Vita Check-Up e especializado em saúde preventiva.

Já a dengue não apresenta sintomas respiratórios e é caracterizada por intensa dor muscular e articular, acompanhada de febre que persiste por períodos maiores, de cinco a sete dias. A dor de cabeça severa, principalmente atrás dos olhos, é o principal fator para diferenciá-la da gripe e do resfriado, já que essas enfermidades virais não apresentam este sintoma. Vômitos e tonteiras também podem ocorrer, assim como manchas na pele. A incidência de dengue, no entanto, costuma diminuir em 70% no inverno, já que o mosquito Aedes aegypti necessita de altas temperaturas e umidade para se reproduzir.

Existem algumas medidas que os cariocas podem tomar para prevenir estas doenças típicas das estações mais frias. “Em relação à gripe, possuímos vacina contra o vírus Influenza, que é uma ferramenta importante na prevenção”, recomenda o doutor Antonio Carolos Till. O especialista indica ainda evitar o contato próximo com pessoas contaminadas e lavar as mãos com água e sabão ou solução antisséptica antes de colocá-las em contato com os olhos e a boca, além de evitar ambientes com pouca circulação de ar e muitas pessoas.

Confira aqui a matéria completa.

Compare no quadro abaixo as diferenças entre Resfriado, Gripe e Dengue:

ResfriadoGripeDengue

Postado por:
Categorias:
Ciência, Dicas, Saúde