Um jeito de ver o Mundo….

Carnaval 2013: Ordem de Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro

17 jul 2012

Passado um pouco mais da metade do ano e já vamos começar a falar do Carnaval Carioca 2013, pois ontem(16) a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) realizou, na Cidade do Samba, o sorteio para a definição da ordem de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval 2013. Seis agremiações estarão se apresentando no Domingo, 10 de Fevereiro de 2013, e outras seis na Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2013.

Já estabelecido por regulamento a escola de samba Inocentes de Belford Roxo, atual campeã do Grupo de Acesso A, abrirá o desfile de domingo(10), enquanto a São Clemente, 11ª colocada do Grupo Especial em 2012, será a primeira escola de segunda-feira(11).

Por sorteio foi definido que no domingo, a segunda escola será a Acadêmicos do Salgueiro, seguida da Unidos da Tijuca, União da Ilha, Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela. Já na segunda-feira, após a São Clemente, será a vez da Mangueira, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel.

Ficando assim a

Ordem do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro:

– Domingo, 10 de Fevereiro de 2013

Inocentes de Belford Roxo
Acadêmicos do Salgueiro
Unidos da Tijuca
União da Ilha
Mocidade Independente de Padre Miguel
Portela

– Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2013

São Clemente
Mangueira
Beija-Flor
Grande Rio
Imperatriz Leopoldinense
Vila Isabel

Os ensaios técnicos das Escolas de Samba no Sambódromo para o Carnaval 2013 terão início no mês de Dezembro de 2012, mas ainda não foi divulgada a programação.

Com exceção da Grande Rio, todas as Escolas de Samba do Grupo Especial já definiram os temas dos desfiles 2013 que acontecerão nos dias 10 (Domingo) e 11 (Segunda-feira) de fevereiro, no Sambódromo do Rio de Janeiro.

Enredos das Escolas de Samba do Grupo Especial para o Carnaval 2013:

Beija-Flor: “Amigo Fiel” – a criação do cavalo Mangalarga Marchador no Brasil;

Mocidade Independente: “Eu Vou de Mocidade com Samba e Rock In Rio – Por um mundo melhor”;

Portela:  “Madureira… onde o meu coração se deixou levar”;

União da Ilha do Governador: “Vinícius no plural: paixão, poesia e carnaval”;

São Clemente: “Horário Nobre” – as novelas que fizeram sucesso na TV;

Imperatriz Leopoldinense: “Pará, o Muiraquitã do Brasil”;

Salgueiro: “Fama” – falará sobre a busca incessante do homem pela fama, nem que seja por apenas 15 minutos;

Mangueira: “Cuiabá: um Paraíso no Centro da América”;

Unidos da Tijuca: “Desceu num raio é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a alemanha encantada”;

Vila Isabel: “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo. Água no feijão que chegou mais um” – a agricultura, tradições e movimentos culturais do Brasil rural;

Inocentes de Belfort Roxo: “As Sete Confluências do Rio Han” – homenagem a cultura e tradições da Coreia do Sul.

Para 2013 haverá a fusão dos grupos de acesso A e B, que deve se chamar “Grupo de Ouro”, e terá ao todo, 20 escolas de samba. Com isso, a Marquês de Sapucaí vai ganhar mais um dia de desfile. As escolas que fazem parte deste novo grupo e que vão desfilar na sexta-feira e no sábado são União de Jacarepaguá, União Parque Curicica, Porto da Pedra, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos do Jacarezinho, Acadêmicos da Zona Sul, Vila Santa Tereza, Estácio de Sá, Tradição, Unidos do Viradouro, Império Serrano, Unidos de Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguá, Acadêmicos da Zona Sul, Unidos do Tuiuti, Acadêmicos da Rocinha, Caprichosos de Pilares, Acadêmicos do Cubango, Sereno de Campo Grande e Império da Tijuca.

 

Foto: Salgueiro Sab Camp 2011 02 por Luiz Fernando Reis

Postado por:
Categorias:
2013, Carnaval, Dicas, Samba, Turismo