Um jeito de ver o Mundo….

Rio Gastronomia 2012

16 jul 2012

Em sua segunda edição o Rio Gastronomia terá cerca de 500 restaurantes, aulas com grandes chefs, shows entre outras atrações. O evento é uma realização do GLOBO com apresentação da Riotur, apoio do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e patrocínio de Bohemia, Nextel, Sedex, Sebrae e CEG.

O Rio Gastronomia 2012 vai começar, no dia 16 de agosto, com a entrega do Prêmio Rio Show de Gastronomia numa superfesta para convidados no Jockey Club da Gávea. Foram escolhidos os melhores restaurantes e bares cariocas, num total de 30 categorias através de um júri especializado e dos leitores que participaram pelo site do Rio Show.

No dia 17 de Agosto de 2012, vai circular com O GLOBO uma revista especial com tudo sobre os vencedores, além de uma seleção recorde de 500 bares e restaurantes. O guia também trará o serviço das cerca de 500 casas que participam do Roteiro Gastronômico e que, a partir do dia 16, irão oferecer menus especiais — com entrada, prato principal e sobremesa — a preços competitivos.

Entre os dias 17 e 19 de Agosto de 2012, acontecerá no Jockey Club da Gávea o Circuito Rio Gastronomia com aulas comandadas por chefs renomados com as presenças de Roberta Sudbrack, Roberta Ciasca, o francês Domenique Guerin, o italiano Luciano Boseggia, o alemão Joachim Koerper entre outros. As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e serão feitas por telefone, em data ainda a ser divulgada.

A programação cultural do Rio Gastronomia vai contar com música, literatura e cinema. Em seis dos principais polos gastronômicos da cidade haverá shows gratuitos de Canastra, Érika Martins, Pedro Miranda, Julia Bosco e Ana Ratto. Como novidade o Cinema com Gosto que exibirá, na Casa de Cultura Laura Alvim, filmes ligados à gastronomia, com direito a degustação no final. No Sabor Literário (outra estreia da programação), o leitor terá a oportunidade de bater papo com autores de livros sobre o tema, como o chef Claude Troisgros, que lançou “As melhores receitas do Que Marravilha”.

Um dos destaques de 2011, a Cozinha Show Montada sobre um caminhão especial que faz paradas estratégicas em vários pontos do Rio para aulas públicas com chefs tarimbados, este ano, também irá ao interior do estado, com visitas a Búzios e Itaipava.

Ainda na Programação do Rio Gastronomia 2012, haverá o concurso Feijoada Nota 10 que vai avaliar seis escolas de samba do Grupo Especial nos quesitos: serviço, clima e, claro, sabor. A premiação será numa festa na Cidade do Samba, com show de Diogo Nogueira e os leitores de O GLOBO também poderão concorrer a convites.

O jornal O GLOBO vai reeditar, pela segunda vez, o “Guia de Botequins”, uma publicação bilingue que será distribuída gratuitamente em hotéis, albergues e aeroportos.

A programação completa do Rio Gastronomia 2012 poderá ser baixada gratuitamente, a partir do fim de julho, com versões para iPhone, iPod e Android. Para baixar, acesse a respectiva loja virtual de aplicativos do seu aparelho e buscar por “Rio Gastronomia”.

Foto: Divulgação

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Evento, Fim de semana, Show