Um jeito de ver o Mundo….

Carnaval 2012: Prefeitura do Rio anuncia planejamento operacional

31 jan 2012

Hoje(31) a Prefeitura do Rio anunciou o planejamento operacional, montado em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais, para os desfiles de blocos de rua do Carnaval 2012.

Durante o Carnaval 2012, serão realizados 151 desfiles de blocos de rua em todas as regiões da cidade, totalizando um público estimado de 792.850 foliões. Neste período serão utilizados 2.150 banheiros químicos, além de outros 50 contêineres.

Para a limpeza dos percursos, serão utilizados 2.170 funcionários, entre garis e outros profissionais, contêineres, caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d’água, kombi lava jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.

Serão 2.097 Guardas Municipais e agentes da Seop (divididos em turnos) para manter Ordem Pública. Os agentes atuarão na concentração, desfile e dispersão dos blocos de rua, coibindo a presença de ambulantes não autorizados, retirando as estruturas da área de concentração para que as apresentações dos blocos ocorram com mais fluidez e reprimindo foliões que teimam em fazer xixi em vias públicas. Haverá também oito reboques para coibir o estacionamento irregular nas áreas de desfile dos blocos.

A CET-Rio atuará com 820 homens nos principais pontos, entre guardas municipais, operadores da própria Companhia e apoiadores de trânsito, distribuídos em pontos estratégicos para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular, ordenar cruzamentos, orientar pedestres, e, havendo necessidade, realizar bloqueios e desvios nas vias. O esquema especial contará ainda com 55 motocicletas, 45 viaturas, além de 15 reboques, posicionados nos arredores dos desfiles. Serão utilizados ainda 19 painéis móveis de mensagens variáveis e 20 painéis fixos, que informarão as condições de tráfego nos percursos dos blocos. O tempo semafórico dos equipamentos próximos aos pontos de desfile poderá ser alterado, caso os operadores da CET-Rio presentes no Centro de Operações percebam tal necessidade.

A Prefeitura pede que os foliões respeitem algumas recomendações de trânsito: utilizar preferencialmente transporte público nos deslocamentos até os desfiles, respeitar os locais de estacionamento e horários, evitar circular pelas rotas dos principais blocos, respeitar todas as orientações dos agentes de trânsito e sempre realizar travessias nos semáforos.

A grande novidade será o patrulhamento aéreo dos blocos feito por um veículo não tripulado. O dirigível terá 10m x 2,6m de altura com capacidade para sobrevoar as rotas da folia por até três horas numa altura de 30 metros do solo. Um gás não inflamável, inodoro e não tóxico modela o formato do “zepelim”, dotado de um motor elétrico silencioso e guiado por controle remoto.

Foto: Divulgação | AF Rodrigues

Postado por:
Categorias:
2012, Carnaval, Evento, Turismo