Um jeito de ver o Mundo….

Festival do Rio 2011

07 out 2011

Começou ontem(6) e vai até 18 de outubro, a 13ª edição do Festival de Cinema do Rio de Janeiro. A mostra cinematográfica, que já se tornou um dos mais importantes evento da agenda carioca, traz uma seleção de filmes dos mais diversos países, com uma atenção especial para a produção cinematográfica italiana, e traz retrospectivas do premiado cineasta húngaro Béla Tarr e do mestre do terror italiano Dario Argento. O documentarista chileno Patricio Guzmán também será homenageado, recebendo o prêmio Fipresci de Personalidade Latino Americana.

Uma das novidades desse ano é a mostra Midnight Movies, dedicada a filmes com temas inusitados e com um quê de experimentação, se desdobra em duas vertentes, a Midnight Terror e a Midnight Música. Outras séries que estreiam são Imagens de Israel e Made in USA. Os 50 anos da Semana da Crítica do Festival de Cannes também não passarão em branco, com uma seleção dos melhores filmes brasileiros e franceses exibidos por lá nestas cinco décadas.

O Festival do Rio 2011, com o objetivo de levar cinema e cultura para um maior número de pessoas, agregou novas salas ao circuito do festival, tais como o Cine Carioca no Complexo do Alemão, que pela primeira vez receberá a mostra de filmes e o Cine Tela, projeto de tenda de cinema, que será montado em Realengo, permitindo que o público assista gratuitamente a produções nacionais e estrangeiras, além do já tradicional Cinema Livre, que ocupa praças e locais em diversas comunidades com projeções públicas gratuitas.

Junto com a mostra cinematográfica, acontece também o RioMarket que vai trazer oficinas, seminários e encontros de  profissionais no Armazém da Utopia, no Cais do Porto. O evento congrega profissionais do universo audiovisual do mundo todo, além de advogados, produtores, publicitários, estilistas do cinema, fotógrafos e roteiristas, para discutir aspectos variados da indústria cinematográfica.

O Festival do Rio surgiu pela primeira vez em 1999 com a fusão de dois consagrados festivais brasileiros – o Rio Cine (fundado em 1984) e a Mostra Rio (fundado 1988).

Confira a programação completa em: www.festivaldorio.com.br

Serviço:

Festival do Rio – 13ª edição
De: 6 a 18 de outubro
Site: www.festivaldorio.com.br

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Evento, Fim de semana