Um jeito de ver o Mundo….

Contos no Rádio traz de volta o radioteatro na Rádio MEC

27 jun 2011

A Rádio MEC e a Rádio Nacional do Rio de Janeiro fazem um mergulho na história do rádio e na dramaturgia brasileira trazendo de volta o radioteatro. O projeto Contos no Rádio revigora o gênero que ficou popular na ‘era de ouro’ do rádio brasileiro e que teve artistas como Tarcisio Meira, Laura Cardoso, Cacilda Becker, Yara Lins e Fernanda Montenegro em suas produções.

A série Contos no Rádio exibirá através de linguagem contemporânea, peças adaptadas da literatura brasileira e universal. Dentre os autores escolhidos estão João do Rio, Machado de Assis, Mário de Andrade, Lima Barreto e Raul Pompéia.

O ator Elias Hatab participa do projeto Contos no Rádio com ‘O Espelho’, de Machado de Assis, um dos contos de mais destaque do autor. O Espelho narra a história de um grupo de amigos que em meio a uma reunião começam a refletir acerca de questões metafísicas quando um deles defende sua opinião sobre a alma humana. Ele descreve uma situação de sua juventude em que, após ter sido engrandecido pelo recém-conquistado posto de alferes, encontra-se sozinho. Solitário, passa a ter medo até que um dia veste seu uniforme de alferes e encara o espelho, encontrando assim o outro lado de sua alma.

Segundo Elias, a experiência do radioteatro é enriquecedora para o vocabulário do ator porque oferece outras possibilidades e o desafio do trabalho de interpretação focado na voz “Eu nunca tinha feito radionovela ou radioteatro antes, então foi um trabalho bem diferente do que eu estou acostumado a fazer, foi um desafio com certeza. Estou acostumado a trabalhar com o corpo e a voz unidos e no radioteatro, nós precisamos colocar toda a intenção na voz, pois é nosso único recurso. Admiro quem faz isso bem, pois não é um trabalho fácil. Agradeço a Nely Martins e a Marília Martins que me proporcionaram essa experiência diferente e muito rica para mim.”, revela Elias.

O conto ‘O Espelho’ vai ao ar na rádio MEC AM 800Khz dia 27/06, às 20h e será reprisado na rádio Nacional AM 1.300khz, dia 30/06 às 10h.



Postado por:
Categorias:
Dicas, História