Um jeito de ver o Mundo….

“É proibido Fumar” na Mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito

10 jun 2011

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito entra na campanha antitabaco e exibe o filme “É proibido Fumar”, da cineasta Anna Muylaer, no próximo sábado, dia 11, e domingo, dia 12, às 16 horas, com legenda oculta e audiodescrição. A exibição acontece no CCBB Rio e após o filme haverá um debate com a produtora Sara Silveira, na própria sala de cinema.

O longa foi o vencedor da premiação cinematográfica anual da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE) como melhor filme, roteiro e trilha sonora; ganhou o Festival de Brasília em 2009 e conquistou oito  troféus Candangos, entre eles o de melhor filme e os de atriz e ator para Glória Pires e Paulo Miklos, protagonistas da história.

A produção cinematográfica fala sobre Baby (Glória Pires), uma professora que mora sozinha no apartamento que herdou da mãe e sobrevive dando aulas de violão para alguns alunos. Ela vive em constante atrito com as irmãs. A nicotinada love story toma forma quando Baby conhece o cantor de churrascaria Max (Paulo Miklos), que se muda para o apartamento vizinho. A violonista vê nele a grande chance de voltar à vida. Porém, para que o romance dê certo ela precisa parar de fumar.

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Ao longo dos anos, a fonoaudióloga vem lutando para melhorar a acessibilidade dos deficientes auditivos à cultura. Em busca de um tratamento ideal pra seu filho Alexandre, que ficou surdo aos 10 meses de idade, Helena também criou o Centro de Produção de Legenda, responsável pela legenda oculta dos filmes nacionais exibidos na mostra CNL&A, no CCBB-RJ, e nos filmes da Rede Globo.

A partir do desejo de alguns alunos em assistir filmes nacionais com legendas especiais para deficientes auditivos, Helena criou o projeto, que depois se estendeu aos portadores visuais.  Hoje, Alexandre acompanha Helena em sua luta e vem atuando também junto à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Em fevereiro de 2011, ele representou o Brasil no 16º Congresso Internacional da Federação Mundial de Surdos, na Eslovênia.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abriga o Cinema Nacional Legendado desde 2004, com exibição dos filmes em sistema closed caption.  Há três anos, a mostra estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, graças ao equipamento da sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada de audiodescrição, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões.

Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, entre os quais 16,6 milhões de portadores de deficiência visual (9,8% da população) e 5,7 milhões de portadores de deficiência auditiva (3,4% da população). No município do Rio de Janeiro, o Censo 2000 encontrou 828,4 mil portadores de pelo menos uma deficiência, que representavam 14,1% da população carioca, sendo 519,4 mil com deficiência visual (8,9%) e 190 mil com deficiência auditiva (3,2%).

“É PROIBIDO FUMAR”
Gênero: Drama
Duração: 86 minutos (1h26)
Ano de lançamento: 2009
Estúdio: África Filmes Ltda. / Dezenove Som e Imagens
Distribuidora: PlayArte
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e Anna Muylaert
Música: Márcio Nigro
Fotografia: Jacob Solitrenick
Direção de arte: Mara Abreu
Figurino: Mariza Guimarães
Edição: Paulo Sacramento

Elenco
Glória Pires (Baby)
Paulo Miklos (Max)
Alessandra Colasanti (Stellinha)
Marisa Orth (Pop)
Dani Nefussi (Teca)
Paula Pretta (Vanilda)
Antonio Edson (Seu Chico)
Maurílio de Oliveira
Antonio Abujamra (Pepe)

CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO
Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 / 1º andar – Centro – Rio de Janeiro.
Data: 11 e 12 de junho, sábado e domingo, às 16 horas
Entrada Franca – Distribuição de senhas – 1 hora antes da sessão
Informações: (21) 3808-2020

No sábado, dia 11, após a exibição do filme, haverá um debate com a produtora do filme Sara Silveira, na própria sala de cinema do CCBB Rio

Foto: Marcos Camargo

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana, Namorados