Um jeito de ver o Mundo….

Monumentos Carioca

07 jun 2011

Você conhece o Portal Monumentos do Rio?

Uma novidade bastante legal e que pouca gente conhece… Não sabem o que estão perdendo! Professores, estudantes, historiadores, artistas plásticos, curiosos e apaixonados pelo Rio podem conhecer mais um pouco da história de nossa cidade por este site, www.monumentosdorio.com.br, que reúne informações e fotos sobre os monumentos do Rio.

O objetivo principal é de inventariar as obras de arte dos logradouros públicos do município do Rio de Janeiro. Esse cadastramento é de fundamental importância para a preservação da memória da cidade. (…) A minha iniciativa de cadastrar esculturas, estátuas, bustos e monumentos públicos, é uma forma de preservação desse patrimônio. É um absurdo o que acontece com os nossos monumentos, as nossas obras de arte são alvo de vandalismo e são depredadas para que seu material seja vendido”.

Idealizado por Alex Belchior, o Portal Monumentos do Rio tem um ano de atuação e percebemos que está sendo construído com bastante dedicação e compromisso cultural.

Quanto mais eu visitava o Portal, mais curiosa ficava… Além de reconhcer alguns monumentos do meu bairro e adjacências, conheci também diversos artistas brasileiros que tem trabalhos belíssimos de pura sensibilidade como a artista plástica Nequitz Miguel. Algumas fotos de seus quadros nos fazem perceber cores fortes, vivas, que nos despertam liberdade, amor pela vida e em especial pela alegria e poesia de ser carioca. Conheci ainda um pouco do trabalho dos artistas Rosane Iadanza, Sonia Maria e Giovanni D’Andrea.

Apoiado pela ABIH/RJ, o Portal além da história e fotos dos monumentos do Rio de Janeiro,  reúne fotos e curiosidades de outras cidades do estado, além de sites de artistas plásticos da bibliografia e fontes de pesquisa relacionados ao tema.

Com certeza ainda não esgotei todas as possibilidades e curiosidades que o Portal desperta, mas estava ansiosa para dividir esta novidade com você, leitor do Visão Carioca. Para os amantes do Rio e das Artes, aí está um site que vale muito a pena conhecer e divulgar.

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas, Educação, História, Turismo