Cristo Redentor acolhe movimento Antitabagismo
Depois do sucesso da campanha “Sem Tabaco, 100% Fashion” em São Paulo e Paris, é a vez do Rio de Janeiro aderir à iniciativa. E nada melhor do que seu símbolo maior, o Cristo Redentor, para acolher a campanha. Por isso, na terça-feira, 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, o monumento se iluminará de vermelho em apoio ao movimento antitabagismo que utiliza a moda como mídia.
O “alerta vermelho” é mais uma das estratégias do movimento liderado por um grupo de oncologistas do Centro de Câncer de Brasília. Desde 2003, eles investem recursos próprios nesta causa.
– O cigarro é responsável por mais de 30% dos diagnósticos de câncer e poderá matar um bilhão de pessoas neste século, destacou o oncologista Murilo Buso, um dos idealizadores da campanha.
Segundo ele, a boa notícia é que, nas últimas décadas, o Brasil foi o país que mais rápido reduziu a proporção de fumantes, de 30% em 1989 para 17% em 2009. O médico relacionou a razão da diminuição nos números às campanhas de conscientização e de restrição à propaganda.
Porém, ele explicou que a moda é um dos últimos redutos no qual a indústria tabagista busca espaço – a exemplo do que foi visto no cinema por décadas.
– A tentativa de inserir o cigarro nas passarelas e editorias como ícone de glamour é uma ideia totalmente enganosa, disse Murilo.
Por isso, surgiu a ideia de relacionar a campanha antitabagista no mundo da moda. Enquanto no Pier Mauá o vai-e-vem da indústria da moda estará em seu ápice durante os desfiles do Rio Fashion Week, às 18h desta terça-feira, o Corcovado acolherá a abertura do “Sem Tabaco, 100% Fashion” 2011.
A atriz e apresentadora Babi Xavier será a mestre de cerimônias do evento e, acompanhada pelo violonista Leonel Villar, cantará aos pés do Redentor recém-iluminado. Na solenidade que antecederá a iluminação, o traje vermelho será obrigatório, como gesto de adesão e apoio à campanha.
Fonte: Arquidiocese do Rio
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Saúde, Turismo