Um jeito de ver o Mundo….

Restauração do Aqueduto da Carioca

25 mar 2011

A Prefeitura do Rio entrega hoje a primeira fase concluída da restauração dos Arcos da Lapa. O trabalho teve início no final de maio de 2010 e vem envolvendo equipe multidisciplinar do Iphan/Rio, além de técnicos e equipamentos da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz e parceria com a iniciativa privada. Com investimento de cerca de R$ 1,2 milhão, pela Lei Rouanet, o Aqueduto da Carioca – nome oficial dos Arcos – foi restaurado por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac.

As ações englobaram a realização de testes estruturais, escavações e pesquisas arqueológicas, a recomposição da alvenaria e a pintura do monumento. Para valorizar o projeto de restauro em andamento, a Rioluz reformulou a iluminação dos arcos, trocando os antigos projetores por novos. A modernização aumentou a luminosidade do monumento em 30% sem aumento do consumo de energia.

A próxima fase da obra compreenderá, entre outras ações, a recuperação do gradil de proteção e do leito do bondinho, serão investidos pelo Santander mais R$ 500 mil, sem qualquer incentivo fiscal.

A construção dos arcos foi concluída em 1726 e refeita em 1750, devido a erros do projeto inicial. Ao longo do século XIX, o monumento perdeu sua função original, que era a de disponibilizar à população as águas do Rio Carioca, vindas de Santa Teresa, ganhando uma nova e inusitada utilidade: servir de passagem para uma linha de bondes elétricos, instalada em 1896. Por sua importância histórica e artística, o Iphan tombou os Arcos da Lapa em 1938.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
História, Investimento, Turismo