Um jeito de ver o Mundo….

Esquema de Trânsito para o Réveillon do Rio de Janeiro

27 dez 2010

A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) divulgou o esquema especial de trânsito para a festa de Réveillon nos bairros de Copacabana, Ramos, Penha e Ilha do Governador com interdições e desvios de tráfego em várias vias.

Fique atento para evitar confusões iguais as de domingo(25) no Show do Roberto Carlos, mostradas no Vídeo(vide abaixo) do Ricardo Gama que o Diário do Rio publicou.

Confira o esquema especial de trânsito por bairro:

Copacabana

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

Às 7 h será fechada a Av. Atlântica, pista junto à praia, do posto 6 até a Praça Alm. Júlio de Noronha. A pista da Av. Atlântica junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme) e o acesso ao Leme será feito somente pela Av. N.Sª. de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio.

A partir das 15h será interditada a pista da Av. Atlântica junto aos prédios, da Rua Joaquim Nabuco até a Av. Princesa Isabel. No Leme a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do Bairro.

O fechamento TOTAL do bairro de Copacabana será às 18h, com 24 bloqueios externos em Ipanema (Rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo), e Botafogo (Rua Real Grandeza, Rua da Passagem, Rua Gal. Severiano, Rua Lauro Muller e Túnel do Pasmado). O fechamento das 18h não permitirá a entrada de nenhum veículo no bairro de Copacabana, com exceção de ônibus, táxis, motocicletas e veículos de bombeiros/polícia/trânsito/ambulâncias.


PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Para preservar a circulação de veículos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento estará proibido da seguinte forma:

Das 18h do dia 30/12/2010 até as 10h do dia 01/01/2011:

· Rua Gustavo Sampaio, lado direito, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta e lado direito, entre a Rua Antônio Vieira e a Av. Princesa Isabel;

· Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes;

· Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes;

Das 23h do dia 30/12/2010 até as 04h do dia 01/01/2011:

· Av. Atlântica, pista junto às edificações, exceto no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme), ambos os lados, inclusive nas baias;

· Av. Atlântica, pista junto à praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme);

· Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados, inclusive nas baias;

· Av. Prado Júnior, ambos os lados, exceto nas baias existentes;

· Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados;

· R. Henrique Dodsworth, ambos os lados;

· Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos em ambos os lados;

· Av. Nossa Senhora de Copacabana, ambos os lados, exceto no lado esquerdo após 18h00 do dia 31/12/2010;

· Rua Barata Ribeiro, ambos os lados, exceto no lado esquerdo após 18h do dia 31/12/2010;

· Rua Tonelero, ambos os lados, entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Santa Clara;

· Rua Tonelero, lado direito, entre a Rua Santa Clara e o Túnel Major Vaz;

· Rua Pompeu Loureiro, lado direito;

· Rua Raul Pompéia, lado direito;

· R. Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, trecho entre Av. Atlântica e Rua Tonelero;

· R. Siqueira Campos, ambos os lados, entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;

· Rua Santa Clara, ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e Av. Atlântica;

· R. Miguel Lemos, ambos os lados, exceto nas baias;

· Rua Rainha Elizabeth, ambos os lados, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

· Rua Xavier da Silveira, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica;

· Rua Sá Ferreira, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica;

· Rua Djalma Ulrich, ambos os lados, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

· Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados;

· R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a Rua Mena Barreto e o Túnel Velho;

· Rua Duvivier, ambos os lados, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

· Rua Paula Freitas, ambos os lados, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

· Rua República do Peru, lado esquerdo, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

· Rua Fernando Mendes, lado esquerdo, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

Das 7h do dia 31/12/2010 até as 04h do dia 01/01/2011:

· Rua Marechal Mascarenhas de Morais, ambos os lados, entre as Ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público);

COMO CHEGAR:

Para acessar a área do show, Av. Atlântica em frente ao Copacabana Palace, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

METRÔ – Utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para utilização em horários pré-determinados.

Ônibus de linhas regulares – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade.

ÔNIBUS DE TURISMO – não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto e na Av. Rio Branco.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular.

A SEOP – Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 6 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

Recomendações importantes

– não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô)

– respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários.

– após as 18h o acesso a Copacabana não será permitido mesmo para moradores. Os motoristas devem acessar o bairro antes desse horário.

– os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios à Copacabana (Ipanema – Rua Bulhões de Carvalho) , Lagoa – Corte do Cantagalo e Botafogo – Real Grandeza, Rua da Passagem e Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos.

– Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados.

– É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.


Ramos

Interdições e desvios de tráfego, das 16h do dia 31 de dezembro de 2010 às 3h do dia 1º de janeiro de 2011

INTERDIÇÕES:

–  Marginal  da  Avenida  Brigadeiro Trompowiski – no trecho compreendido  entre  a  alça  de  retorno  em frente ao 24º BIB e a pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste);

–  Pista  lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste) no trecho compreendido entre a agulha de pista lateral para a pista central – em frente ao Parque União – e a agulha da pista lateral para a pista central – após a Praia de Ramos;

– Alça de descida do Viaduto Engenheiro Edno Machado para a pista lateral da Avenida Brasil – sentido Zona Oeste;

–  Rua  Gerson  Ferreira  –  no trecho compreendido entre a Avenida Brasil e ao Balneário de Ramos;

–  Avenida  Guanabara  (Balneário  de  Ramos)  –  no  trecho compreendido  entre  a  Rua  Gerson  Ferreira e a Rua Inominada (final de terreno do CIEP 14 de Julho);

–  Rua  Inomimada  – no trecho compreendido entre a Avenida Guanabara – Balneário de Ramos e a Avenida Brasil.

A Secretaria de Transportes resalta que a interdição que trata este artigo não se aplica aos veículos dos moradores e aos destinados a socorro e emergência, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.


DESVIO DE TRÁFEGO:

– Avenida Brigadeiro Trompowiski com destino à Avenida Brasil (sentido Zona Oeste) deverão seguir pela: Avenida Brigadeiro Trompowiski, Viaduto  de  Acesso  a  Avenida Brasil (sentido Centro), Pista lateral da Avenida Brasil, alça de acesso à Avenida Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela  –  Viaduto de Manguinhos), alça de descida da Avenida Governador Carlos  Lacerda  (para  a  pista  lateral  da Avenida Brasil sentido Zona Oeste), pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste), agulha para a  pista  central  em  frente  ao Parque União e Pista Central da Avenida
Brasil (sentido Zona Oeste);

–  Pista  lateral  da  Avenida  Brasil (sentido Zona Oeste) deverão seguir pela pista lateral da Avenida Brasil (sentido Zona Oeste), alça  de acesso à pista central em frente ao Parque União e Pista Central da Avenida Brasil;

IAPI da Penha

INTERDIÇÕES:

– Praça Santa Emiliana – em todo seu entorno exceto o trecho da Rua Santa Basilissa, no dia 31 de dezembro de 2010 das 16h às 3h do dia subsequente;

– Rua Santa Engrácia – no trecho compreendido entre a Rua Santa Basilissa e a Praça Santa Emiliana, no dia 31 de dezembro de 2010 das 16h às 3h do dia subsequente;

– Rua Santa Engrácia – no trecho compreendido entre a Praça Santa Emiliana e a Praça Santo Epitácio, das 9h do dia 30 de dezembro de 2010 às 3h de 1ºde janeiro de 2011, para montagem e desmontagem do palanque.

A interdição não se aplica aos veículos dos moradores e aos destinados a socorro e emergência.

DESVIO DE TRÁFEGO:

O tráfego de veículos, procedentes da Praça Marechal Maurício Cardoso com destino à Rua Santa Engrácia deverão seguir pela: Praça Marechal Maurício Cardoso, Rua Santa Basilissa, Rua Quito, Rua Afonso Ribeiro, Rua Costa Rica, Rua Comandante Vergueiro da Cruz e Rua Santa Engrácia.

.

Ilha do Governador

Interdições e desvios de tráfego, das 16h do dia 31 de dezembro de 2010 às 3h de 1º de janeiro de 2011.

INTERDIÇÕES:

– Praia da Bica – no trecho compreendido entre Praça Jerusalém e a Rua Ipirú;

– Avenida Almirante Alves Câmara – no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Estrada da Bica;

– Avenida Francisco Alves – no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua Engenheiro Rozauro Zambrano;

– Rua Babaçú – no trecho compreendido entre a Rua Henrique Lacombe e a Rua Mangalô;

– Rua Henrique Lacombe – no trecho compreendido entre a Praia da Bica e a Rua Mangalô.

A interdição não se aplica aos veículos dos moradores e aos destinados a socorro e emergência.

DESVIO DE TRÁFEGO:

O tráfego de veículos, procedentes da Rua Cambaúba com destino à Estrada da Bica deverão seguir pela Rua Cambaúba, Rua Uçá, Praça Jerusalém, alça de retorno em frente a Rua Jorge de Lima, Praça Jerusalém, Rua Uçá, Rua Cambaúba, Rua República Árabe da Síria, Estrada do Galeão, Avenida Coronel Luís de Oliveira Sampaio e Estrada da Bica.

Fonte: Prefeitura do Rio

Confusão no Trânsito antes do Show do Roberto Carlos

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana, Trânsito, Turismo