Um jeito de ver o Mundo….

1º de Dezembro: Dia Mundial de Combate à AIDS

01 dez 2010

A epidemia de AIDS no mundo tem uma nova configuração, com menos pessoas infectadas e menos mortes pela doença. É o que revela o novo relatório da UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS -, divulgado na última terça-feira, 23. Os dados foram recolhidos para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, que é celebrado no dia 1 de dezembro.

O coordenador do programa no país, Pedro Chequer, explicou em entrevista à Agência Brasil, enviada à Rádio Catedral, que essa redução no número de novas infecções e de mortes mostra que o mundo começa a reverter a situação, com ações mais efetivas no combate à epidemia do vírus HIV. Segundo Chequer, regiões que incluem à África, onde a epidemia é mais forte do ponto de vista de novas infecções e também de prevalência da doença, de 1999 a 2009, houve uma queda de 20% tanto no número de pessoas que contraíram a doença como no número de mortes.

Para o coordenador, um dos fatores que contribuem para o controle da epidemia é o maior acesso da população ao tratamento. Esses medicamentos, os antirretrovirais, diminuem as chances de novas contaminações e prolongam a vida dos pacientes que têm o vírus. Para ele, o Brasil, que há anos oferece esses medicamentos de graça pelo SUS, é um exemplo bem-sucedido de que esse é o melhor caminho na luta contra a doença -Nós temos hoje 5,2 milhões de pessoas em tratamento antirretroviral. O Brasil foi uma dos primeiros em desenvolvimento a tomar essa decisão política. A partir do exemplo do Brasil, o mundo passou a refletir e considerar a viabilidade dessa ação.

A Arquidiocese do Rio atua, através do Ambulatório da Providência, há 21 anos no tratamento da população em situação de rua, excluída dos tratamentos, infectada pelo vírus HIV. No local são feitos exames e oferecidos medicamentos, roupas e ajuda profissional, que inclui médicos, psicólogos, assistência odontológica e religiosa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Francisco Eugênio, 348, em São Cristovão. Segundo a Doutora Maria Inês Linhares de Carvalho, que coordena os trabalhos, a situação se agravou com o aumento dos usuários de crack que circulam na região, contribuindo para a fragilidade no tratamento.

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS na Arquidiocese do Rio será marcado com a celebração de uma Missa, no dia 22 de dezembro, às 12h, no ambulatório, presidida pelo Bispo Auxiliar responsável por esta ação, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

Fonte: Arquidiocese do Rio