Noel Rosa: um carioca de 1910
Em homenagem ao centenário de Noel Rosa, comemorado este ano, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) realizam hoje(29) o seminário Noel Rosa: um carioca de 1910, das 10h15 às 18 horas, no auditório da FCRB.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail seminario@mis.rj.gov.br ou através do telefone (21) 2389-4631. As vagas são limitadas e aqueles que preencheram a ficha de inscrição receberão um certificado de participação no encerramento do evento.
Noel Rosa, considerado um dos mais importantes compositores da música popular brasileira, faria 100 anos em 11 de dezembro de 2010. Apesar de ter falecido aos 27, o músico deixou um legado formado por mais de 300 canções, além de uma contribuição fundamental para a legitimação do samba como gênero representativo do País. Mais do que uma comemoração e uma lembrança, o seminário “Noel Rosa: um carioca de 1910” tem como objetivo promover um debate entre pensadores da cultura brasileira que abordarão vários aspectos de sua obra; sua infância numa época marcada pelo conservadorismo; suas parcerias; o auge de sua carreira entre outros assuntos.
Na mesa que compõe o evento estarão nomes como do escritor e pesquisador Nei Lopes; do historiador e jornalista Sérgio Cabral; dos biógrafos João Máximo e Carlos Didier; do escritor Carlos Sandroni, do professor Antônio Martins de Araújo e do pesquisador Omar Jubran. Ao final da programação, a partir das 18 horas, Cristina Buarque e Henrique Cazes interpretarão músicas de Noel Rosa, como “Com que Roupa”, “Jura” e “Feitiço da Vila”, além de algumas originárias da famosa polêmica entre o compositor e Wilson Batista.
:: Programação
10h15 – Abertura
10h30 às 12h30 – Mesa I: Um jeito carioca de ser
Os trilhos do samba – Nei Lopes
Noel, sambista de raiz – Carlos Didier
Língua e estilo de Noel Rosa – Antônio Martins de Araújo
Coordenação: Ana de Hollanda
14h30 às 15h30 – Mesa II: O legado de Noel
Gêneros musicais cariocas – Sérgio Cabral
Discografia de ouro – Omar Jubran
Coordenação: Rachel Valença
15h45 às 17h45 – Mesa III: Noel em pauta
Noel e Vila Isabel – João Máximo
Aspectos musicais da obra de Noel Rosa – Carlos Sandroni
Coordenação: Rosa Maria Araujo
18h – Sem Tostão, show de Cristina Buarque e Henrique Cazes
Fonte: Casa Rui Barbosa
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Dicas, Evento, História, Música
Pingback: Tweets that mention Noel Rosa: um carioca de 1910 | Visão Carioca -- Topsy.com()