Um jeito de ver o Mundo….

Espaço InterAge na Feira da Providência

21 nov 2010

O Espaço foi criado para que o público possa se divertir e viajar entre o mundo real e o mundo virtual ao utilizar a mais alta tecnologia em entretenimento: game, piso interativo, painéis touch, totens, realidade aumentada e muitas brincadeiras.

“Caçadores de Energia”

Prepare-se para conhecer o que há de novo no mundo dos games e do entretenimento digital. Os Jogos Pervasivos (Pervasive Games) são desafios que mesclam em sua jogabilidade espaços físicos e eletrônicos, quebrando as fronteiras entre ambientes reais e digitais. Neste caso, por conta da ubiquidade da tecnologia adotada, o jogo penetra e se espalha no mundo real tornando-se parte da vida ordinária do público. O desafio oferece os mesmos ritmos e configurações de nossa experiência pessoal, renovando a forma com que interagimos com o outro e com o mundo por meio de uma experiência lúdica articulada às novas tecnologias.

O Jogo Pervasivo “Caçadores de Energia” acontece entre os dias 26 e 28 de novembro no Espaço InterAge, uma das atrações da 50ª Feira da Providência no espaço Rio Centro. Sua jogabilidade é fundamentada em mecânicas que envolvem puzzles, ações de caça ao tesouro e interpretação de papéis, espalhadas em sites de redes sociais da internet (Gpsmission, Foursquare, twitter, blogger, youtube, dentre outros) e no espaço da Feira, usando mídias locativas, computação pervasiva (smartphones) e dispositivos baseados em localização (GPS).

Este tipo de disputa surgiu em 2001 e rapidamente se popularizou mundo afora, sobretudo em países como Estados Unidos, Inglaterra, Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. No Brasil, o primeiro contato do público com o formato foi sendo feito através do Alternate Reality Game (ARG) – gênero mais popular de jogo pervasivo – desde 2004. O único desafio que pôde ser visto por aqui, usando todas as tecnologias listadas acima, foi realizado em 2008 durante o evento Vivo ArteMov, em Belo

Horizonte, quando os pesquisadores ingleses do Blast Theory realizaram uma partida de exibição do famoso jogo CanYou See Me Now? . Em 2010, a Light e a Feira da Providência prometem inovar, oferecendo ao público um desafio semelhante em parâmetros de tecnologia e diversão.

Tema do jogo

O Grupo Light, composto por empresas que administram a distribuição de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro, comunicou o roubo de seu protótipo para diagrama de conversão de energia, conversão de energia a Light estava desenvolvendo. O projeto visa auxiliar na construção de mecanismos versáteis que permitem maior eficiência energética para o Estado do Rio de Janeiro.

Todos os indícios apontam para Gaetan Galhardo, um ladrão internacional que se especializou em roubos audaciosos pelo mundo afora. Para não ser pego pelos federais, Gaetan usou suas habilidades para esconder o diagrama na internet a fim de repassá-lo para criminosos internacionais. Agora, a Light e o Estado do Rio de Janeiro precisam da ajudam do público para que este diagrama retorne para onde nunca deveria ter saído.

Como se joga

O jogo é constituído por diversos desafios que os jogadores devem vencer para conseguir as peças do diagrama. Os jogadores devem coletar os 52 componentes do diagrama (quatro quadrantes do diagrama e as 48 peças) que o compõe para por fim montá-lo, assim como um quebra-cabeça. Para cada desafio superado, o jogador, além de recuperar um ou mais elementos do diagrama, também receberá pontos.

Os desafios variam entre enigmas espalhados pela web e atividades lúdicas durante os cinco dias da Feira. A partir do dia 06 de novembro, os enigmas começam ser lançando diariamente pela web. Esta fase antes da Feira é denominada de pré-jogo. Nela, os jogadores já começam a recuperar os componentes do diagrama. Durante a Feira, além de seguir com os desafios web, serão realizadas diversas atividades que também resultaram na recuperação de mais componentes do diagrama.

Para participar do jogo, o jogador deverá se cadastrar no site Interage (www.espacainterage.com.br). A obrigatoriedade do cadastro se deve a necessidade do jogador em utilizar o sistema web para concluir a recuperação dos componentes do diagrama e montá-lo. Além disso, os jogadores terão seus pontos computados através do mesmo sistema. No entanto, não realização do cadastro não impede o jogador casual na Feira participar das atividades do dia.

Nos desafios, tanto web quanto atividades na Feira, o jogador deverá deduzir as senhas que aos digitá-las no sistema, um componente do diagrama, respectivo a senha, é liberado para todos os jogadores cadastros neste sistema. Além de recuperar os componentes do diagrama, o jogador é pontuado. O jogador que primeiro recuperar a peça ganha 10 pontos e deverá obrigatoriamente selecionar seis amigos para ser premiado junto a ele. O primeiro amigo da lista recebe 6 pontos, o segundo 5 pontos, o terceiro 4 pontos, e assim por diante. Também é pontuado por montar todo o diagrama. O primeiro jogador que completar todo o diagrama ganha 100 pontos. O segundo ganha 50 pontos, o terceiro 30 pontos e os demais jogadores ganham 10 pontos.

Os jogadores serão estimulados, por meio do sistema de pontuação e mecânicas, a formar equipes para jogar. Sem a formação destas equipes não será possível a resolução dos enigmas. Logo, jogadores que melhor articularem suas equipes ganham mais pontos. Apesar de o jogo estimular o trabalho colaborativo, a vitória é individual.

Os jogadores que concluírem o diagrama e computarem mais pontos serão premiados serão valiosamente recompensados com prêmios a serem revelados na semana da Feira.

Serviço:

Espaço InterAge Light
Realização: Banco da Providência
Patrocínio: Light
Idealização e Produção: Núcleo da Ideia Comunicação e Raccord Produções
Designer do Jogo: Porreta Games
Infra-Estrutura Tecnológica/GPS: Efficaz
Cenografia e Equipamentos: AV Brazil
Internet e soluções de Infra-Estrutura: Link Solution

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Namorados