Um jeito de ver o Mundo….

Planetário do Rio comemora 40 anos

19 nov 2010

Data é comemorada com a digitalização da primeira cúpula do Rio, pré-estréia o novo filme e XV encontro da ABP

O Planetário da Gávea completa hoje(19) 40 anos de fundação. As quatros décadas dedicadas à divulgação cultural e científica serão celebradas com o processo final de digitalização da primeira cúpula do Rio, a Galileu Galilei; a realização do XV Congresso da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e o lançamento da nova programação, com a pré-estréia do filme “Infinitum”.

A cerimônia de abertura do congresso da ABP está marcada para às 17h. A conferência, que será realizada no Planetário até o dia 22, contará com mesas redondas e debates sobre temas como a produção audiovisual de programas de planetários, a difusão científica e cultural no Brasil e a renovação dos planetários. A partir das 20h, o projeto Astros em Cena terá edição especial com show do cantor Paulinho Moska. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18 horas e serão limitados.

Amanhã, às 11h, será inaugurada a nova cúpula Galileu Galilei, que está em processo final de digitalização. No dia 22, a instituição vai apresentar o novo programa do Planetário, com a pré-estreia de “Infinitum”, co-produção da instituição com o N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação da Puc-Rio). A animação foi idealizada por Fernando Vieira, diretor de Astronomia do Planetário, com roteiro de Ed Schiffer e Gabriel Pires, do N.A.D.A.

40 anos de história

-70

Em 19 de novembro é inaugurado o Planetário da Gávea. Em apenas um mês, a instituição recebe 12 mil visitantes. Com a demanda crescente de público, o Planetário produz mais programas, desta vez, com indicação de classificação etária. De 75 a 78 foram realizados os projetos Os encontros de Choro e o Concerto com as Estrelas. No final da década, em 79, um balanço revelou o Planetário já havia sido visitado por meio milhão de pessoas.

– 80

No início da década foi criado o primeiro curso do Planetário, Identificação do Céu. Já consolidada como pólo de divulgação Astronômica e cultural, a instituição recebia shows de grandes músicos, como Dorival Caymmi, Ivan Lins, Alceu Valença e Carlos Lyra. Em 81, recebeu a visita da Drª Mae Jamison, primeira astronauta negra da NASA. No ano seguinte, o Planetário virou set de filmagem de Beijo na Boca, estrelado por Cláudia Ohanna e Mário Gomes.

-90

O Planetário recebia a visita de 100 mil vistantes por ano, chegando a capacidade máxima. Por isso, em 1994 foi apresentado o projeto do Museu do Universo, que foi concluído em 98 com a nova cúpula Carl Sagan. Antes disso, em 94, a instituição foi sede da Reunião Latino-Americana de Planetários.

-2000

Quando o Planetário da Gávea completou 30 anos, foi iniciado o desenvolvimento do projeto Museu do Universo – experimentos interativos. Ainda em 2000, a instituição recebeu a exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado, atraindo 150 mil pessoas. Em 2009, foi produzido o último filme para a cúpula Galileu Galilei, que ao longo dos 39 anos de funcionamento recebeu 32 produções. Em 19 de novembro de 2010, o Planetário da Gávea completa 40 anos comemorando o processo final de digitalização da Galileu.

XV encontro da ABP

A Fundação Planetário vai sedear o XV encontro da ABP (Associação Brasileira de Planetários), do dia 19 ao 22 de novembro, nos Planetários da Gávea e Santa Cruz. A conferência da ABP acontece anualmente e se constitui em um fórum para discussões de assuntos referentes aos trinta planetários do Brasil. Este Ano, os temas dominantes serão os 40 anos do Planetário da Gávea e a divulgação científica e cultural. Serão 5 dias de programação com palestras, apresentações de trabalhos e debates que definirão as tendências das insituições para 2011.

Estão programadas palestras com Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Tom Mason, presidente da Sociedade Internacional de Planetários (IPS, na sigla em Inglês) eleito em 2006, Pedro Russo, representante da União Astronômica Internacional (IAU, em inglês) e Dave Wreinch, presidente eleito da IPS.

A programação ainda conta com mesas redondas e debates com temas como a produção audiovisual de programas de planetários, a difusão científica e cultural no brasil, os novos museus brasileiros e a renovação dos planetários. Entre os nomes que participarão das mesas estão Luiz Manoel Rebelo Fernandes, presidente da FINEP, Ildeu de Castro, Ministro da Ciência e Tecnologia e Sergio Sá Leitão, presidente da Rio Filme.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site do Planetário do Rio – www.planetariodorio.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50 (cinquenta reais). Veja a programação completa abaixo.

Novo filme do Planetário do Rio tem pré-estréia na XV ABP

A Fundação Planetário vai apresentar o novo programa de Planetário no XV encontro anual da ABP, dia 22 de novembro, para participantes e convidados da conferência. Com o título “Infinitum”, a animação é uma coprodução do Planetário do Rio e N.A.D.A (Núcleo de Artte Digital e Animação da Puc-Rio) e tem a orientação dos Astrônomos do Planetário, da professora Cláudia Bolshaw e de Marcos Magalhães, fundador do Anima Mundi.

“Em uma atitude inédita, fechamos um acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia e teremos a oportunidade de fazer a distribuição gratuita do Infinitum para os planetários do país interessados. Por isso a reunião da ABP foi escolhida para realizarmos a pré-estreia” explica Alexandre Cherman, Astrônomo do Planetário do Rio.

Idealizado por Fernando Vieira , Diretor de Astronomia do Planetário, e com roteiro de Ed Schiffer e Gabriel Pires, do N.A.D.A., Infinitum conta a história de quatro amigos adolescentes que usam a imaginação para se transportarem para dentro de um jogo de tabuleiro sobre o Universo. Enquanto os amigos viajam pela galáxia, o público aprende sobre a composição do Sistema Solar através dos recursos de planetário.

“O programa procura atingir os adolescentes. Através da animação e com base em jogos de aventura, a ideia é transmitir o que é ensinado em sala de aula sobre o Sistema Solar de maneira divertida e dinâmica” afirma Vieira.

Infinitum tem estreia marcada para o grande público em janeiro de 2011, no período de férias escolares. A animação conta com a participação do ator Fernando Caruso na voz do computador da nave.

O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. O Planetário de Santa Cruz fica na Cidade das Crianças Leonel Brizola, localizada no km 1 da rodovia Rio-Santos, em Santa Cruz. Para mais informações, os telefones para contato são 3157-4121; 3395-1966. Siga também o Planetário pelo Twitter (@PlanetarioDoRio)

Programação:

Sexta-feira, 19/11

17h-17h20min- Auditório
Cerimônia de Abertura
Eduardo Paes – Prefeito
Ana Luisa Soares da Silva – Secretária Municipal de Cultura
Celso Cunha – Presidente FPCRJ
Maria Helena Stefanni – Presidente da Associação Brasileira de Planetários – ABP
Tom Mason – Presidente da International Planetarium Society.
José Roberto Marinho – Fundação Roberto Marinho
Luiz Antonio Elias – Secretario Executivo do MCT
José do Nascimento Junior – presidente -IBRAM

17h20min-18h – Auditório
Palestra: “Os 40 anos do Planetário do Rio” Celso Cunha – Presidente da Fundação Planetário (Palestrante)

18h-19h – Auditório
Palestra: ”A Divulgação Científica no Século XXI” Pedro Russo – representante da International Astronomy Union (Palestrante)

19h-20h – Auditório + Sala do Conselho
Coquetel – Todos os presentes à ABP

20h – Cúpula Carl Sagan
Astros em Cena: show com Paulinho Moska – Todos os presentes à ABP

Sábado, 20/11

9h-10h30min – Auditório
Palestra: “Science Popularization in a Third World Scenario” – Dave Weinrich – Presidente-eleito da IPS (Palestrante)

10h30min-10h50min – Sala do Conselho
Coffee break, apresentação de pôsteres – ABP Todos os presentes à ABP

11h-12h20min – Cúpula Galileu Galilei

Inauguração da cúpula Galileu Galiei – Todos os presentes à ABP e convidados
Eduardo Paes – Prefeito
Ana Luisa Soares da Silva – Secretária de Cultura
Celso Cunha – Presidente da Fundação Planetário
Luiz Antonio Elias – Secretário executivo do MCT
Luis Manuel Rebelo Fernandes – Presidente da FINEP

12h20min-14h
Almoço – Todos os presentes à ABP

14h-15h30min – Auditório
Mesa-Redonda: “Políticas de Difusão Científicas e Culturais no Brasil”
Celso Cunha (mediador)
Luiz Manoel Rebelo Fernandes – presidente da FINEP
Ruy Marques – presidente da FAPERJ
Ildeu de Castro Moreira – MCT
Hugo Barreto – Fundação Roberto Marinho

16h-17h30min – Cúpula Carl Sagan
Apresentação do programa “O Aniversário do Pingo” – Artistas do Labareda e dubladores

17h30min-17h50min – Sala do Conselho
Coffee break, com apresentação de pôsteres – Todos os presentes à ABP

18h-19h – Cúpula Galileu Galilei
Apresentação de Planetário – Todos os presentes à ABP

19h
Jantar – Todos os presentes à ABP

Domingo, 21/11

8h-9h30min
Deslocamento para o Planetário de Santa Cruz – Todos os presentes à ABP


9h30-10h30min – Auditório de Santa Cruz

Palestra: “Alien Lifeforms” Tom Mason – Presidente da IPS (Palestrante)

10h30min-10h50min – Hall do PSC
Coffee break – Todos os presentes à ABP

11h-12h – Cúpula D. Pedro II
Apresentação de Planetário – Todos os presentes à ABP

12h-13h30min – Auditório de Santa Cruz
Comunicações orais – Inscritos previamente

14h-16h
Almoço – Todos os presentes à ABP

16h-17h
Deslocamento para o Planetário da Gávea – Todos os presentes à ABP

17h-18h50min – Auditório
Assembléia Geral (com eleições para a nova diretoria) – Todos os presentes à ABP

19h – Hall do Museu do Universo
Lançamento do livro “O Céu: Histórias e Estrelas” – Todos os presentes à ABP + convidados + público

Segunda-feira, 22/11

9h-10h30min – Auditório
Mesa Redonda: “Renovando os Planetários”

Serviço:

Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100. Gávea
Tel.: (21) 2274-0046

Planetário de Santa Cruz
Local: Cidade das Crianças Leonel Brizola
Endereço: Rodovia Rio-Santos  km 1 – Santa Cruz
Tel.: (21) 3157-4121; (21) 3395-1966

Site: www.planetariodorio.com.br
Twitter: @PlanetarioDoRio

Fonte: DOM