Um jeito de ver o Mundo….

Semana da Alimentação Carioca

11 out 2010

A Secretaria Municipal de Assistência Social  promove dia 13 de outubro, das 14 às 17h, no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião, na Rua Afonso Cavalcanti 455, subsolo, na Cidade Nova, Abertura da Semana da Alimentação Carioca -2010 “Unidos contra fome – Esta luta é de todos nós”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

A data criada em 1945, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), tem o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a difícil situação das pessoas que passam fome e estão desnutridas e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado há 29 anos, ressalta-se a importância do investimento em segurança alimentar para garantir comida de qualidade e permanente na mesa de todos os cidadãos.

O evento ocorre de 13 a 16 de outubro e contará com várias atividades, dentre elas estão: visitas guiadas com crianças da Fundação Xuxa Meneghel nos espaços do Centro de Agricultura Familiar da Fazenda Modelo com o objetivo de conhecer as atividades relacionadas a memória e a cultura alimentar desenvolvida na região de Guaratiba; debates, exposição de painéis, palestras e evento na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro com tendas temáticas para visitação.

Confira abaixo toda a programação do evento:

dia 13/09

14h – abertura solene com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social, Fernando William, Jurema Batista, da Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAS, Vereador Adilson Pires, Regina Oliveira, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Carmelita Lopes, Presidente do Municipal de Segurança alimentar e Nutricional.

Palestras no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião (CASS),

Dia Mundial da Alimentação: Unidos contra a fome

Palestrante: Luciana Castro – Diretora do Instituto de Nutrição e Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

Panorama da Política de Segurança Alimentar

Palestrante Regina Oliveira – Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;

Redes Comunitárias da Alimentação na região de Guaratiba

Atividades de visitas guiadas com crianças da Fundação Xuxa Meneghel, na Escola de Agricultura Familiar da Fazenda Modelo (manhã e tarde);

Debate “A Nova Legislação para os produtos orgânicos: avanços e desafios em debate”, no Restaurante Metamorfose, de 18 às 21h, localizado na Santa Luzia 409/sobreloja, Centro.

Palestrante: Ailene Sudo, representante do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimentos, Ana Paula Pegorer, representante Associação de Agricultura Biológicos do Rio de Janeiro; Claudia Schmitt, representante da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mediação Cláudia de Souza, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

14 de Outubro

9 às 16h– Celebração da Semana da Alimentação Carioca-2010, escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, tendas temáticas com atividades educativas e interativas.

18 h – Entrega de Moção de Congratulação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

15 de Outubro

9 às 16h – Evento de Portas Abertas, no SESC Madureira, rua Ewbanck da Câmara, 90, Madureira, com visita guiada ao banco de alimentos.

16 de Outubro

14 ás 17h – Encerramento da Semana Carioca da Alimentação com celebração do Dia Mundial da Alimentação:Unidos contra a fome, na Ação da Cidadania, localizado na Rua Barão de Tefé. 75, Saúde, Rio de Janeiro.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Evento