Um jeito de ver o Mundo….

Duzentos anos de Biblioteca Nacional

29 set 2010

Exposições de obras raras, debates e atividades de leituras

No dia 29 de outubro, a Biblioteca Nacional completa duzentos anos de história. No mesmo dia, o prédio que abriga a instituição também apaga as velinhas. Ele comemora cem anos de existência, se destacando entre os demais edifícios da Cinelândia, no coração do Centro. Para festejar a data será preparada uma série de ações comemorativas, como exposições de obras raras, debates e atividades de leituras. Em breve será divulgada a programação completa, mas a organização dessa “festa” garante que todas essas atividades serão abertas ao público. Com um preço popular, é uma ótima oportunidade para aqueles que ainda não conhecem esse endereço especial da cidade.

Quando a corte de Portugal chegou ao Rio, em 1808, trouxe a Biblioteca Real Portuguesa em sua bagagem. O que chegou aqui deu origem ao acervo da atual Biblioteca Nacional. Ao todo, sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, alguns dos séculos XI e XII, foram inicialmente acomodadas numa das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março. Somente dois anos depois, em 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determinou que o lugar acomodasse a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, oficializando o primeiro endereço da biblioteca do país. A partir de então, a data de 29 de outubro de 1810 passou a ser considerada como a da fundação da Real Biblioteca, que só foi aberta ao público em 1814.

Após cem anos, em 29 de outubro de 1910, foi fundado o atual prédio da Biblioteca Nacional, projetado pelo General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar. Hoje, a Biblioteca reúne obras raras, originais de manuscritos antigos, livros, fotografias, gravuras e arquivos sonoros, em um acervo que ultrapassa 9 milhões de obras. Um detalhe bacana é que ela é considerada, pela Unesco, uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

Para quem for, fica a dica de explorar a região onde fica a Biblioteca Nacional.  Cercada de arranha-céus, a Cinelândia tem as características comuns ao Centro de uma metrópole. Localizada no final da Avenida Rio Branco, uma das vias mais importantes do bairro, ela é o nome popular para a região da Praça Floriano, que vive o mesmo cenário, de segunda a sexta – passos apressados, um vai e vem de pessoas de olho no relógio ou distraídas pelo celular; sem contar o constante “burburinho” de sirenes e buzinas provocado pelo tráfego intenso de carros, ônibus, vans e táxis. Com esse ritmo incessante, a Cinelândia também se destaca por ser rodeada de prédios comerciais, bancos e restaurantes. E chegar até lá é fácil – cariocas e visitantes podem contar com diversas linhas de ônibus e uma estação de metrô, também batizada de Cinelândia.

Serviço:

Biblioteca Nacional
Endereço:
Av. Rio Branco, 219 – Cinelândia. Centro, RJ
Telefone: (21) 3095-3879
Portal: www.bn.br
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, de 9h às 20h. Sábado, de 9h às 15h.
OBS.: Acesse o portal e saiba os horários para consulta às divisões de leitura
Visitas guiadas: segunda a sexta (R$ 2,00 por pessoa).
Informações: (21) 3095-3881

Veja mais fotos no Flickr – www.flickr.com/photos/riotur/sets/72157622029015652

Fotos Crédito: Fundação Biblioteca Nacional – Divulgação

Fonte: GuiaRio

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas, Educação, Evento, História