Um jeito de ver o Mundo….

Sebinho nas Canelas em homenagem ao Dia da Amazônia e à chegada da Primavera

08 set 2010

Um Sebinho nas Canelas verde é o que rola dia 11 de setembro, sábado, das 10h às 13h, na Praça Pio XI, no Jardim Botânico.  O animado troca-troca de livros aproveita a data para comemorar o Dia da Amazônia (dia 5) e a chegada da Primavera (dia 22).

Maior floresta do planeta, a Amazônia concentra uma das maiores biodiversidades, com cinco milhões de espécies de plantas, mil e cem espécies de aves, mil e cinqüenta de mamíferos e duas mil de peixes. Os sérios problemas que a Amazônia vem sofrendo – desmatamento de árvores, caça e pesca predatórias, que causam a extinção de várias espécies – fazem dela tema de várias discussões. Crianças se unem na briga por sua preservação, vendo nisso um símbolo da preservação do planeta que usufruirão no futuro.

Ciente disso, o grupo Moleque Mateiro, que trabalha com educação ambiental, aproveita o tema do Sebinho e promove uma oficina de horta caseira, que tem o objetivo de ensinar aos participantes as etapas e os cuidados para se cultivar em seus domicílios hortaliças e temperos. Utilizando uma garrafa PET cortada ao meio, preenchem esse recipiente com pedras, areia e terra, de modo a criar um ambiente semelhante ao do local onde mudas serão plantadas. Ao final, cada participante leva seu vaso para casa, incentivando assim um maior contato com a natureza e os alimentos. Serão plantadas mudas de manjericão, boldo e cidreira.  Quem tiver garrafa de pet sobrando em casa pode levar para ajudar o grupo.

Seguindo a programação, o Ateliê de Idéias, escola de culinária voltada para os pequenos, vai dar dicas de alimentação saudável e explorar um pouco da gastronomia da Amazônia, apresentando alguns ingredientes típicos da região, como o jambú, a farinha de mandioca, assim como utensílios diferentes usados pela população local. No cardápio, tapioca com geléia (de alguma fruta típica).

E, fechando o evento, o lançamento do livro Rei Oiac, de Maria Luiza Magalhães e Helo Magalhães, que mostra como se pode fazer as coisas de forma diferente do convencional e ser feliz do mesmo jeito. A contação de história do livro fica por conta de Vanessa Lobo, que vai oferecer uma atividade plástica logo em seguida.

Sebinho nas Canelas
Dia 11 de setembro – sábado – das 10 às 13h
Troca-troca de livros promovido pelo site Amigas da Pracinha:
Praça Pio XI – Jd Botânico – entrada pela Rua Conde Afonso Celso, em frente ao Hospital da Lagoa

Veja como chegar

Oficinas com Moleque Mateiro, Ateliê de Ideias e lançamento do livro “Rei Oiac”
Entrada Franca

Em caso de chuva, o evento fica transferido para outra data a ser divulgada