Um jeito de ver o Mundo….

Showbol no Maracanãzinho: Brasil x México pela Superliga Copa Bicentenário

22 jul 2010

Jogo da seleção brasileira conta com Romário no time

Craques da seleção brasileira de showbol – como Djalminha e Edmundo – entram em campo no próximo sábado, dia 24, contra o México. A partida será realizada no Maracanãzinho, na Zona Norte da cidade, às 12h30, e será a estreia do “baixinho” Romário na categoria. E o que esse jogo traz é um pouco da história do esporte no país – foi lá no Maracanãzinho, em 1972, que rolou a estreia do showbol em terras brasileiras, com o confronto entre o Brasil e a seleção ‘do resto do mundo’.  Depois de quase 30 anos “fora de campo”, o showbol voltou ao calendário esportivo e, em 2006, a seleção brasileira foi campeã no primeiro Mundialito, realizado na Espanha.

A partida contra os mexicanos faz parte da Superliga Copa Bicentenário, que reúne oito times, de diferentes países – Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Equador (no grupo A) e Brasil, Chile, México e Peru (no grupo B). Os jogos são realizados em cidades dos países participantes e o primeiro aconteceu na Guatemala, no dia 30 de abril, entre Colômbia e Guatemala. Aqui no Brasil já foram realizados duas partidas – em Magé (Rio de Janeiro) e Pirassununga (São Paulo). A seleção venceu a primeira partida contra o Chile por 17 a 8, no dia 22 de maio, e empatou com o Peru por 9 a 9 no dia 29 de maio.

O torneio conta com 20 jogos no total, sendo 12 no primeiro turno. Nessa primeira fase, os times de cada grupo se enfrentam e os dois melhores se classificam para as semifinais, com jogos de ida e volta. Daí são decididos o quarto e o terceiro lugares, além da final, que vai revelar o campeão da liga. Antes da partida principal entre Brasil e México, acontecem três jogos de categorias diferentes: às 8h30, Rio 2016 e Flamengo (Sub-11); às 9h15, Showbol x Tijuca Tênis Clube (Sub-17); e, às 10h15, Artistas contra Cantores.

Para quem não sabe, o showbol foi inventado, em 1969, pelo húngaro Joe Martin, ex-jogador de campo que atuou pelo Ferencváross e pela seleção húngara. Já no final de sua carreira, Joe se mudou para o Canadá para jogar em Toronto. E foi o frio canadense que o fez criar um esporte com as regras do futebol, mas jogado em quadras de futebol de salão.

O jogo tem um ritmo incessante e de tirar o fôlego de qualquer torcedor – a bola não sai e não há interrupções. O campo é menor e a bola é a mesma usada no futebol de campo. Nesse formato mais “compacto” também entram o número de jogadores – são seis por time – e o tempo da partida – ao todo são 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 minutos e 10 de intervalo. Na Superliga serão quatro tempos de 15 minutos cada. O que também diferencia o showbol dos demais é a possibilidade de substituição entre os jogadores que pode acontecer a qualquer momento, sem a consulta ao árbitro.

O showbol chegou ao Brasil com o ex-jogador Francisco Monteiro, conhecido como Todé. Com passagem em times cariocas, Todé também foi finalizar a carreira no Canadá, onde conheceu Joe Martin e o showbol. Quando notou que o esporte poderia ganhar força também no Brasil, ele trouxe o modelo para o país.

O próximo jogo será entre Argentina e Estado Unidos, sem data e local confirmados ainda.

Serviço:

Showbol – Superliga Copa Bicentenário
Data: Dia 24 de julho, sábado, a partir das 08h30.
Local: Maracanãzinho (Rua Professor Eurico Rabelo, s/n, Tijuca)
Horário: 7h30 – abertura dos portões ao público.
Entrada do público: caracois, Bellini e Prof Eurico Rabelo
Entrada da imprensa: Portão 20
Entrada da Produção: 12B
Entrada de convidados: Tribuna de honra, acessando a cadeira especial vermelha.
Estacionamento de convidados: Portão 19 Estacionamento Coberto.
Entrada dos ônibus (no máximo 10), entrada pelo caracol do Bellini, estacionando no Portão 13.

Programação:

8h30 – Jogo Sub-11 | Rio 2016 x Flamengo

9h15 – jogo Sub-17 | Showbol x Tijuca Tenis Clube

10h15 – Jogo | Artistas x Cantores

12h30 – Jogo principal – Brasil x México

Ingressos:

Os ingressos estão sendo trocados por 1 kg de alimento não perecível nos seguintes postos:

– Bilheteria 2 do Maracanãzinho e – Tijuca Tenis Clube.

Horário de funcionamento: 9h às 17h (segunda à sexta) e no dia do evento, sábado dia 24 de 7h30 às 12h30.

Importante: Se os ingressos estiverem esgotados a bilheteria não abrirá.

– A pessoa que quiser assistir o evento deverá apresentar a carteira de identidade ou CPF para retirar até 5 ingressos. Não é obrigatório trazer o alimento não perecível.

– A carga total de ingressos é de 8 mil.

Estacionamento Rotativo:
Portão 19.

Fonte: Guia Rio

Postado por:
Categorias:
Dicas, Esporte, Evento, Fim de semana